IMUNIZANTE

Vacina da dengue desenvolvida pelo Butantan apresenta eficácia geral de 79,6%

Imunizante em apenas uma dose funciona contra todos os sorotipos e deve ficar pronta em setembro

Publicado em: 31/01/2024 20:17

Imunizante está sendo desenvolvido há 10 anos (foto: Governo de São Paulo/Divulgação)
Imunizante está sendo desenvolvido há 10 anos (foto: Governo de São Paulo/Divulgação)

O Instituto Butantan publicou, nesta quarta (31), o estudo que aponta uma eficácia geral de 79,6% da vacina brasileira contra a dengue. Sendo desenvolvido há 10 anos, o imunizante tem eficiência semelhante ao Qdenga, que será distribuído pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

 

A pesquisa foi publicada na revista científica New England Journal of Medicine (NEJM), uma das mais prestigiadas do mundo. A vacina do Butantan é de dose única, funciona contra todos os sorotipos, e cerca de 16 mil brasileiros estão sendo acompanhados há três anos para verificar a eficácia contra a dengue.

 

De acordo com o estudo, o imunizante apresentou 89,2% de eficácia em pessoas que já tiveram dengue antes do início da pesquisa, e 73,6% em quem nunca foi infectado. Durante o período de acompanhamento, só circulavam no Brasil os sorotipos 1 e 2 da dengue — por isso, só há dados sobre os dois. Foram registradas eficácias de 89,5% e 69,6%, respectivamente.

 

 

 

Confira as informações completas no Metrópoles

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.