Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de TECNOLOGIA
Novos tempos Rei africano na Alemanha governa por Skype e arrecada verbas online Céphas Bansah trabalha como mecânico e também é o líder de um reino localizado em Gana

Por: Henrique Souza - Pernambuco.com

Publicado em: 07/04/2015 09:36 Atualizado em:

Rei utiliza o Skype para reuniões de governo. Foto: Divulgação
Rei utiliza o Skype para reuniões de governo. Foto: Divulgação

Céphas Bansah é um mecânico vivendo na cidade alemã de Ludwigshafen.  O ganês poderia ser só mais um imigrante africano tentando a sorte no continente europeu, mas é muito mais do que isso. Bansah é o rei de Hohoe, reino de Gana próximo da fronteira com Togo. Para cuidar dos seus quase 300 súditos, localizados à mais de 6 mil quilômetros de distância, ele conta com uma ajuda da tecnologia: utiliza o Skype para reuniões com chefes locais, súditos e para fazer pronunciamentos. Além disso, arrecada verbas online para realizar obras para o seu povo. Nesse momento, Bansah já conseguiu reunir 13 mil libras (cerca de R$ 60 mil) para a construção de uma escola técnica.

O rei assumiu o trono em 1992, após a morte do seu avô. O curioso é que Céphas Bansah chegou ao poder porque seu pai e o mais velho dos seus 75 irmãos, à sua frente na linha de sucessão, são canhotos, um sinal de desonestidade para sua etnia.  Mas como estava na Alemanha, terminando seu curso técnico de mecânica, achou melhor continuar no país para fazer contatos e conseguir doações para seu povo. Bansah já teria construído cinco pontes, quatro escolas e ajudado a custear os estudos das crianças do reino. No início do seu reinado, o ganês se comunicava por fax e ia ao seu país cerca de oito vezes por ano. Com o Skype, o número de visitas caiu pela metade.

Bansah é dono de uma oficina mecânica na Alemanha. Foto: Divulgação
Bansah é dono de uma oficina mecânica na Alemanha. Foto: Divulgação
 
Hohoe é um reino de casas de barro onde várias famílias compartilham o mesmo espaço. A sociedade é polígama (os 75 irmãos do rei são filhos de 12 mulheres diferentes) e acredita descender de um único ancestral. A população é adepta do vodu, mesmo após a chegada dos colonizadores europeus, resultando em um certo abandono da crença e adoção de religiões cristãs. Apesar disso, os antigos costumes retornaram nos últimos anos, criando uma “religião mista”. O rei Bansah é presbiteriano e também segue as tradições do vodu. 

Céphas Bansah aposta no incentivo às atividades técnicas e artesanais para o desenvolvimento do seu país. Como muitos pais não conseguem pagar as mensalidades das escolas, o rei busca arrecadar fundos em sites de financiamento coletivo. As instituições construídas pelo seu governo são focadas no ensino de marcenaria, mecânica e fabricação de têxteis. As mulheres recebem atenção especial, já que mesmo com os homens responsáveis por manter a família, como a sociedade é poligâmica elas podem ser abandonadas a qualquer momento. Bansah também consegue dinheiro vendendo artigos como camisetas, bolsas e óculos escuros com sua foto, fazendo-o ficar conhecido na Alemanha. O rei é casado com uma alemã e tem dois filhos.