Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de TECNOLOGIA
Despedida Picasa: programa de gerenciamento de fotos chega ao fim. Google Fotos é o sucessor Software gratuito criado em 2002 não terá mais atualização a partir do dia 15 de março

Por: Portal Uai - Associados

Publicado em: 01/03/2016 14:17 Atualizado em:

O Google não vai mais fornecer suporte ao Picasa a partir do próximo 15 de março.
Foto: Reprodução/Picasa.
O Google não vai mais fornecer suporte ao Picasa a partir do próximo 15 de março. Foto: Reprodução/Picasa.

O programa de edição e serviço de gerenciamento de imagens Picasa chega ao fim. O Google anunciou que não vai mais fornecer atualizações ao produto. O objetivo é se dedicar apenas ao Google Fotos. A exemplo do Orkut e outros aplicativos, o Picasa será descontinuado em etapas.

No próximo 15 de março, o Google não vai mais fornecer suporte ao Picasa. O usuário que tiver o aplicativo instalado no computador vai conseguir operar normalmente. A partir de 1º de maio, contudo, os usuários poderão visualizar, fazer download, apagar ou organizar as imagens, mas não vão conseguir incluir novas fotos. Sem o suporte, a tendência é que o Picasa seja suprimido e as imagens sejam encaminhadas compulsoriamente ao Google Fotos.

O Picasa surgiu em 2002, criado pela Lifescape e comprado pelo Google em 2004. O nome faz referência ao pintor Pablo Picasso, com a expressão em espanhol ‘mi casa’, além da abreviação em inglês de imagem (pic, de picture). O programa até conseguiu uma bom mercado como editor de imagens gratuito, oferecendo serviço de armazenamento e compartilhamento nas redes sociais.

O Picasa começou a perder espaço devido ao sucesso de aplicativos como o Instagram, que permite edição e tem sua própria rede social. Com a criação do Google Fotos, em 2015, ele ficou ainda mais sem sentido de existir. Agora, a empresa americana investe todas as fichas no novo programa e oferece, inclusive, armazenamento ilimitado de fotos em alta resolução aos seus usuários.

“Nós acreditamos que criamos uma experiência melhor ao focar em um serviço que forneça mais funcionalidades e trabalhe tanto em aparelhos móveis quanto no computador, em vez de dividir nossos esforços em dois diferentes produtos”, afirmou Anil Sabharwal, líder do Google Photos, em comunicado.

Caso você ainda tenha vontade de ter o Picasa, é possível fazer download no site oficial. O Google Fotos está disponível na Play Store e na App Store