Nesta quinta-feira, representantes de diversas entidades da sociedade civil de luta pela defesa dos animais deverão ser recerbidos pela Secretaria de Governo da Prefeirtura do Recife. A reunião foi agendada para as 14h30, na sede da administração municipal.
Os militantes vão se reunir na rampa de acesso do prédio e cobram da administração municipal ações da Secretaria Executiva de Direitos dos Animais (SEDA). De acordo com Goretti Queiroz, da Fundação Dentinho, desde novembro de 2013, as organizações entregaram ao prefeito Geraldo Julio uma pauta sugerindo e cobrando ações da prefeitura em relação aos animais. Em maio de 2014, a mesma pauta foi entregue ao secretário de Governo, Sileno Guedes, mas, segundo ela, nada foi feito até agora.
"Estamos querendo uma posição do prefeito em relação à Secretaria Executiva de Direitos dos Animais, que ainda não mostrou a que veio. Não temos visto agilidade em relação à nossa pauta nem a outras demandas dos animais", disse Goretti. Entre as demandas, ela cita a castração dos aniamsi para o controle populacional dos cães e gatos; e as ações relativas aos cavalos abandonados nas ruas do Recife. "Quando um cavalo agoniza ou morre, não há um carro no município para pegar o animal", exemplifica. Entre as entidades que integram o movimento estão o Projeto Adote um Vira Lata, Ong Savama, Movimento de Defesa do Animal de Pernambuco, Projeto Patinhas, Associação de Proteção Animal (APA), Brala (Brazucas pela Liberdade do Animal), Fundação Dentinho e Grupo Libertas.
Leia a notícia no Diario de Pernambuco