Vida Urbana

UFPE lança Política LGBT nesta segunda-feira

Uma das metas é reduzir as taxas de retenção e evasão escolar das pessoas travestis, transexuais, transgêneros e intersexuais

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) lança, nesta segunda-feira, sua política LGBT. O objetivo é minimizar os efeitos das desigualdades sociais e regionais, reduzir as taxas de retenção e evasão escolar das pessoas travestis, transexuais, transgêneros e intersexuais e promover a inclusão social pela educação por meio de ações preventivas, protetivas, direcionadas à saúde e voltadas para a pesquisa.

A solenidade será realizada às 14h, no auditório 3 da Biblioteca Central, no Campus Recife e faz parte das ações da Semana do Amor Igual, organizada pelo Ministério Público de Pernambuco, o Movimento Mães pela igualdade, o Humanitas-Unicap, o Instituto José Ricardo e a UFPE, que segue até 18 deste mês.

Participarão da mesa de abertura, o reitor Anísio Brasileiro, o promotor do Ministério Público de Pernambuco Maxwell Vignole, o diretor de informações da Pró-Reitoria de Comunicação, Informação e Tecnologia da Informação (Procit), Rômulo Pinto, e a professora do Departamento de Psicologia da UFPE Luciana Vieira. Em seguida, às 14h30, será realizada a apresentação da política pelos professores da Universidade Luciana Vieira, Felipe Rios, Kaliani Rocha e Karina Moutinho.

O lançamento conta, ainda, às 16h, com o debate “Políticas de Educação para as Pessoas LGBT: Pensando Acesso e Permanência”, com o professor da UFPE Marcelo Miranda, o estudante Céu Cavalcanti, do mestrado em Psicologia, e a ativista e aluna do Curso de Pedagogia da UFPE Maria Clara Araújo. E com a apresentação, às 17h, “Espaço de Acolhimento e Cuidado para Pessoas Trans: Conquistas e Desafios”, pela coordenadora do Espaço Trans da Universidade, Suzana Livadias, a assistente social Cristiane Valença e o responsável pelo acolhimento do Espaço Trans da UFPE, Leonardo Tenório. A partir das 18h, serão realizadas apresentações culturais com Otto, Karina Buhr, Som da Rural, Dj Dima Carlovich, passistas da Acauã Cia de Danças, com a participação especial da drag queen Alice d Menezes e a boneca gigante de Olinda Trans.

A programação da Semana do Amor Igual conta, ainda, com audiências públicas, roda de diálogos, exibição de curtas metragens em diversas comunidades do Recife e Região Metropolitana, apresentações artísticas e várias atividades que buscam enfrentar a lesbo-homo-transfobia. A programação completa do evento pode ser conferida na página da semana no Facebook.

Leia a notícia no Diario de Pernambuco
Loading ...