Vida Urbana

Professores estaduais em greve acampam na Secretaria de Administração. Houve confronto

Os professores da rede estadual em greve, acamparam, por volta das 6h  em frente aos dois acessos do prédio da Secretaria de Administração. Com faixas, cartazes, camisas e carro de som, os manifestantes iniciaram um protesto, impedindo a entrada dos servidores. Um dos funcionário teria se exaltado e tentato furar o bloqueio. Policiais que faziam a guarda patrimonial interviram e, segundo os professores, agrediram os manifestantes.

Com menor adesão que a paralisação anterior, a greve dos professores da rede estadual de ensino foi mantida ontem, em assembleia dos docentes, no Clube Internacional do Recife. Os profissionais decidiram continuar de braços cruzados pelo menos até a próxima segunda-feira, quando acontece uma nova reunião da categoria.

Ontem, no quinto dia da greve desde que ela foi retomada, a adesão ao movimento foi de 50%, de acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe). Um levantamento realizado pelo governo, no entanto, apontou que 13,7% das escolas pararam, total ou parcialmente.

Hoje, os professores realizam ato em frente à sede da Secretaria Estadual de Administração, no bairro do Pina, Zona Sul do Recife. “Estamos num momento de definir estratégias para sair da greve, mas com ganhos para a categoria”, afirmou o presidente do Sintepe, Fernando Melo.

Os professores pedem reajuste de 13,01%. O estado garantiu aumento de 7,01%, que serão pagos em três parcelas. A Secretaria Estadual de Administração informou que a primeira parcela já será pago na folha de junho. Os analistas e funcionários do quadro administrativo receberam 6,12% de reajuste.

Ontem, durante a assembleia, três professores usaram mordaças em protesto. Mateus Toledo, Joy Luiz Ramos e Claudionor Mendes disseram que são contra o aumento dado pelo governo. “Atuo há nove anos na rede estadual e nunca vivi um período tão difícil para a categoria”, afirmou Claudionor.

Leia a notícia no Diario de Pernambuco
Loading ...