Meio Ambiente Ressaca traz lixo para a areia das praias de Olinda População denuncia que a orla está suja demais, mas a prefeitura culpa a maré que tem trazido lixo para praia

Publicado em: 13/07/2015 11:26 Atualizado em: 13/07/2015 11:51

Lixo toma conta da praia de Casa Caiada, em Olinda. Foto: Eraldo Filho/Whatsapp Diario
Lixo toma conta da praia de Casa Caiada, em Olinda. Foto: Eraldo Filho/Whatsapp Diario
Caminhar pela areia das praias de Rio Doce e Casa Caiada, em Olinda, tem sido difícil. Pedaços de plástico, garrafas pets, papel até recipientes de vidro estão espalhados pela beira da praia, impedindo a mobilidade da população, além de poluir o meio ambiente. Moradores e frequentadores da orla de Olinda denunciaram pelo Whatsapp do Diario que a prefeitura do município não vem realizando a coleta de lixo regularmente há duas semanas. "A gente tem que andar com cuidado para não se machuca. A praia está muito suja e feia", disse Eraldo Filho.

A Prefeitura Municipal de Olinda garantiu que a limpeza da orla vem acontecendo diariamente e de forma regular. No entanto, nos últimos dias, com a subida da maré, foram trazidos dejetos, principalmente muitas baronesas, para o local. A limpeza já está sendo providenciada. Durante o dia é feita a retirada do material e à noite o caminhão faz a remoção completa.

A prefeitura informou ainda, em relação às informações solicitadas, que 40 homens trabalham na limpeza da área. São retiradas cerca de nove toneladas de lixo por dia, porém, na época do inverno, em decorrência da ressaca, essa quantidade pode chegar até dez toneladas. No que se refere ao custo mensal com as despesas na limpeza, são gastos, em média, cerca de R$ 268 mil. O material retirado é encaminhado para o Aterro Sanitário de Aguazinha e depois segue até o destino final, em Igarassu.