Rio Barqueata marca Dia Nacional em Defesa do São Francisco Juazeiro e Petrolina se mobilizam na campanha Eu Viro Carranca para Defender o Velho Chico

Por: Diario de Pernambuco

Publicado em: 02/06/2016 13:29 Atualizado em: 02/06/2016 13:53

Uma barqueata vai marcar, nesta sexta-feira, Dia Nacional em Defesa do Rio São Francisco. A partir das 9h, os barcos se concentram para percorrer as águas do Velho Chico entre as cidades de Juazeiro, na Bahia, e Petrolina, em Pernambuco. Estudantes das escolhas públicas municipais participarão do ato, além de ativistas, pescadores e comunidades tradicionais. A programação inclui ainda o Simpósio da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, que acontecerá de 5 a 9 de junho também nas duas cidades.

O evento é realizado pelo terceiro ano consecutivo pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco. A campanha “Eu Viro Carranca para Defender o Velho Chico” pretende chamar a atenção de moradores, ativistas, gestores públicos, autoridades políticas, artistas e educadores ara os graves problemas enfrentados pelo rio e sua bacia e para a necessidade de revitalização para que  rio continue sendo beneficiando 15,5 milhões de brasileiros que dependem direta ou indiretamente de suas águas.

Os interessados em participar do I Simpósio da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (I SBHSF) podem se inscrever no endereço sbhsf.com.br . O evento vai ocupar as dependências da Universidade Federal do Vale do São Francisco, nos campi Juazeiro e Petrolina, tendo como objetivo a construção da integração nacional do conhecimento científico em torno do rio e sua bacia. Realizado pelo Fórum de Pesquisadores de Instituições de Ensino Superior da Bacia do São Francisco, juntamente com o CBHSF. A programação tem cinco eixos temáticos: governança, qualidade da água, quantidade da água, recuperação ambiental e
dimensão social na expectativa de estabelecer o estado atual do conhecimento sobre esse rio de extrema importância nacional.