Vida Urbana

Diario Urbano: Plano de Mobilidade do Recife deve ser entregue até o fim do ano

Estava prevista para maio deste ano a entrega do Plano de Mobilidade do Recife, na Câmara de Vereadores. Em 2011, foi enviado o primeiro plano que chegou a receber 59 emendas. Em 2014, sem ter sido votado, ele foi retirado pelo executivo para modificações. O novo prazo de entrega é até o fim deste ano. O atraso se deu, segundo o Instituto da Cidade Pelópidas Silveira, para construir uma nova base de dados e fazer um realinhamento das diversas leis que tratam do uso e ocupação do solo na cidade. A ideia é consolidar a legislação no mesmo direcionamento. Essa, aliás, era uma das grandes queixas do mercado da Construção Civil em relação aos diferentes textos das leis. Na construção da nova base de dados, uma das promessas do futuro plano é apresentar informações da contagem volumétrica de pedestres, bicicletas e veículos e, a partir daí, apresentar alternativas de mobilidade para a cidade.

Prazo não cumprido

Foi abril de 2015 o prazo fixado pela Lei Federal nº 12587/2012 para que os municípios brasileiros com mais de 20 mil habitantes elaborassem os planos diretores de mobilidade urbana. Menos de 30% das cidades têm plano.

À espera de prorrogação

A Política Nacional de Resíduos Sólidos foi aprovada em 2010 e determinou que todos os lixões do país fossem fechados até 2 de agosto de 2014. A lei não foi cumprida e o próprio Congresso tenta aprovar projetos para prorrogar o prazo.

 

São João solidário

Os colégios da rede Motivo arrecadaram 12 toneladas de alimentos no São João solidário. Cinco entidades receberam as doações: Associação Comunitária Monte Verde, Associação Comunitária do Cajueiro, Abrigo Cristo Redentor, Casa do Neném e Missionário da Luz.

Correios

Os moradores de Jardim São Paulo reclamam que o serviço de postagem dos Correios no bairro está atrasando a entrega. Em alguns casos, os moradores estão sendo obrigados a ir na unidade para pegar a correspondência.

IPVA

Os Correios também deixaram na mão os motoristas que pagaram a taxa do IPVA e não receberam o documento em casa. Com o fim do prazo, muita gente teve que enfrentar filas para retirar a segunda via no Detran.

Óleo de casa

Uma campanha promovida pela Associação Meio Ambiente Preservar (Amape) pretende estimular a entrega de óleo de cozinha usado para ser reciclado. A entrega pode ser feita na sede da ONG na Estrada do Arraial, após o Mercado de Casa Amarela. O atendimento é 24h.

Campanha

A Amape arrecada óleo de cozinha há dois ano, mas ainda é pequeno o número de pessoas que se dispõem a ir levar o produto. Por semana são recebidos cerca de 50 litros de óleo.

Danos

Um litro de óleo chega a contaminar um milhão de litros de água. Se acabar no solo, o líquido pode impermeabilizá-lo. Além disso, quando entra em processo de decomposição, o óleo libera o gás metano que, além do mau cheiro, agrava o efeito estufa.

Produção

Com a reciclagem do óleo de cozinha é possível produzir sabão, massa de vidro, biodíesel, tintas entre outros produtos. A reciclagem reduz os danos ao meio ambiente.

Leia a notícia no Diario de Pernambuco
Loading ...