Mobilização Movimento estudantil contabiliza 20 escolas ocupadas em todo o estado No entanto, de acordo com a Secretaria Estadual de Educação, apenas 10 unidades estão ocupadas

Por: Diario de Pernambuco

Publicado em: 25/11/2016 20:33 Atualizado em: 25/11/2016 21:22

Escola Barbosa Lima, no Cabanga, foi ocupada nessa quinta. Foto: Facebook/Reprodução (Escola Barbosa Lima, no Cabanga, foi ocupada nessa quinta. Foto: Facebook/Reprodução)
Escola Barbosa Lima, no Cabanga, foi ocupada nessa quinta. Foto: Facebook/Reprodução


A articulação de estudantes e universitários unidos contra a Proposta de Emenda Constitucional 55/16, a PEC 55, e a Reforma no Ensino Médio já contabiliza 20 ocupações de escolas e mais seis institutos e campi ocupados em Pernambuco. A informação, divulgada nas páginas de ocupação nas redes sociais, no entanto, não é confirmada pela Secretaria Estadual de Educação. De acordo com o Governo de Pernambuco apenas 10 escolas estão fechadas pelo movimento estudantil.

Segundo os manifestantes, a lista de escolas fechadas engloba unidades de ensino do Recife, Jaboatão dos Guararapes, São Lourenço da Mata, Pesqueira, Nazaré da Mata e Petrolina. São elas: Escola de Referência em Ensino Médio Professor Epitácio André Dias, Jaboatão, Erem Cândido Duarte, Erem Martins Júnior, Erem Ginásio Pernambucano, Erem Porto Digital, Erem Silva Jardim, Erem Joaquim Távora, Erem Professor Alfredo Freyre, Erem Joaquim Xavier Brito, Escola Técnica Estadual Lúcillo Ávila Pessoa, Escola Municipal Professor Nilo Pereira, Escola Governador Barbosa Lima, no Recife, Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas/UFRPE, Erem Conde Pereira Carneiro, E. E. Dona Leonor Porto, Erem Professor Agamenon Magalhães, Erem Conde Corrêa de Araújo, em São Lourenço da Mata, Colégio de Aplicação Professor Chaves - UPE, em Nazaré da Mata, Erem Margarida de Lima Falcão, em Pesqueira, E. E. Antonio Padilha e E. E. Adelina Almeida, em Petrolina. A última unidade de ensino a ser ocupada foi a Escola Governador Barbosa Lima, no Cabanga, Recife. O ato aconteceu na noite dessa quinta-feira.

Mapa das ocupações. Foto: OcupeUFPE/Divulgação (Mapa das ocupações. Foto: OcupeUFPE/Divulgação)
Mapa das ocupações. Foto: OcupeUFPE/Divulgação


De acordo com a Secretaria Estadual de Educação, no entanto, apenas 10 escolas estão ocupadas. O Governo de Pernambuco confirma a ocupação na Barbosa Lima, mas informou que a Escola Estadual Antônio Padilha, de Petrolina, foi desocupada nessa quinta. Por isso, a contagem de 10 continua. Segundo o órgão, as ocupações acontecem nas Escolas de Referência em Ensino Médio Silva Jardim, no bairro do Monteiro, Professor Alfredo Freyre, em Água Fria, Joaquim Távora, na Madalena, e Joaquim Xavier de Brito, na Iputinga, Erem Cândido Duarte, em Apipucos, Erem Martins Júnior, na Torre, Erem Ginásio Pernambucano, em Santo Amaro, Erem Porto Digital, no Bairro do Recife, Erem Professor Epitácio André Dias, em Cajueiro Seco (Jaboatão dos Guararapes), e Erem Conde Pereira Carneiro, no Centro (São Lourenço da Mata).

As mobilizações contra a PEC 55, que tramita no Senado e deve ser votada na próxima semana, e contra a Reforma no Ensino Médio enraizaram por todo o país. Além das escolas estaduais, o movimento também contabiliza ocupações nos três campi da Universidade Federal de Pernambuco, nos campi Barreiros, Belo Jardim, Olinda, Vitória de Santo Antão e Sertão Salgueiro do Instituto Federal de Pernambuco, na Universidade Católica de Pernambuco, na Universidade Federal Rural de Pernambuco e na Universidade Vale do São Francisco.