Sustentabilidade
Horta é inaugurada na UPA da Caxangá
Publicado em: 29/03/2019 08:17 | Atualizado em: 29/03/2019 08:27
A Unidade de Pronto Atendimento (UPA), da Caxangá, recebeu uma horta do programa estadual Horta em Todo Canto nessa quinta-feira (28). O espaço de plantio de frutos orgânicos foi implementado em cinco canteiros de um anexo da unidade. Com três anos de funcionamento, o programa tem 172 hortas implantadas em instituições do Estado, como escolas, presídios e hospitais. A meta é ampliar as atividades em 2019.
Na horta da UPA, serão cultivados hortaliças como alface, coentro, cebolinha e tomate, que receberão os cuidados dos próprios funcionários da unidade hospitalar. Para a implementação do espaço verde, o programa promoveu palestras e rodas de conversas com os profissionais do hospital que discutiram sobre os benefícios da alimentação saudável e da educação alimentar, além de participarem de cursos e treinamentos sobre o preparo do terreno para o cultivo e as necessidades básicas de uma horta.
Inserido na Política de Segurança Alimentar e Nutricional, o Horta em Todo Canto é coordenado pela Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional (CAISAN/PE), presidido pelo secretário estadual de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), Sileno Guedes. O gestor pontua que os resultados do programa tem ido além do plantio e consumo de alimentos saudáveis.
"A proposta tem se voltado para fins educacionais, onde as hortas têm permitindo que as escolas desenvolvam aulas mais práticas e didáticas com os alunos; terapêuticos, promovendo terapias ocupacionais com pacientes de hospitais; se tornou também é um espaço de qualificação profissional, ressocialização e uma possibilidade de redução de penas em presídios e unidades da Funase, além de ser um ambiente que gera o convívio e a interação", pontua Guedes.
A secretária executiva da Caisan/Pe e superintendente das Ações de Segurança Alimentar e Nutricional (Suasan) do Estado, Mariana Suassuna, que esteve presente na inauguração, destaca que o programa tem viabilizado ainda capacitações destinadas a toda a população. "A unidade implantada no Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) é a Horta Escola do Programa, onde já foram ministrados 12 cursos divididos em quatro módulos e capacitado uma média de 400 pessoas. Agora, estamos em fase de estruturação de uma outras Horta Escolas no interior do Estado, através das unidades do IPA, e no Centro de Formação dos Servidores e Empregados Públicos de Pernambuco (Cefospe)", explica.
Outras instituições públicas já iniciam o processo de implementação das hortas, como a Casa de Acolhimento Comunidade Emocy Krause (Comek), em Jaboatão dos Guararapes, e o Centro das Juventudes, no bairro de Santo Amaro, no Recife. Para aquelas que têm interesse em participar do Horta em Todo Canto, a orientação é que seja encaminhado um ofício para o gabinete da SDSCJ solicitando a inscrição no projeto.
MAIS LIDAS
ÚLTIMAS