O Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) inaugurou nessa quinta-feira (12) a sede definitiva do campus Abreu e Lima. Localizada na Rua Projetada, s/n, Timbó, a construção foi iniciada em 2017 e recebeu cerca de R$ 15 milhões em investimento do Ministério da Educação (MEC). O campus tem um terreno com 22.322,8 m², uma área construída total de 6.346 m² e conta com 10 blocos com salas de aula e administrativas, laboratórios, biblioteca, auditório, área de convivência e capacidade para receber 1,2 mil estudantes.
"Os institutos federais têm apresentado resultados muito bons, e não há segredo para isso: com uma estrutura de gestão adequada para as nossas unidades, profissionais motivados e bem remunerados, e uma boa infraestrutura, além de equipamentos de ponta; os nossos estudantes sentem-se motivados a estudar", afirmou a reitora do IFPE, Anália Ribeiro. A diretora-geral do campus, Fátima Cabral, ressaltou a dimensão do importante passo dado pelo IFPE no atendimento à comunidade acadêmica de Abreu e Lima. "Estamos aqui, na sede definitiva, uma linda casa para os nossos estudantes e servidores", disse.
O campus Abreu e Lima é fruto da terceira fase da expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, que deu origem a outras seis unidades do IFPE: Cabo de Santo Agostinho, Igarassu, Jaboatão dos Guararapes, Palmares, Paulista e Olinda. O campus vinha funcionando provisoriamente nas instalações do Colégio São José, na Rua Coronel Urbano Ribeiro de Sena, 81, Timbó. Atualmente, são ofertados os cursos técnicos subsequentes em segurança do trabalho e enfermagem.