Educação

UFPE recebe mais de 30 mil alunos no retorno às aulas, nesta segunda

Publicado em: 02/03/2020 08:34

 (Foto: Bruna Costa/Esp. DP FOTO.)
Foto: Bruna Costa/Esp. DP FOTO.

Cerca de 4 mil alunos novatos e 27 mil veteranos começam a partir desta segunda-feira (2), o primeiro semestre letivo de 2020, na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). As aulas começam nos cursos de graduação nas três unidades acadêmicas da instituição, no Recife, Vitória de Santo Antão e Caruaru. De acordo com a UFPE, ainda há possibilidade de preenchimentos de vagas com posteriores chamadas a partir do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

A quantidade de estudantes da educação superior ultrapassa o colégio eleitoral de cerca de 85% dos municípios pernambucanos. Ao todo, a universidade oferece 13 centros acadêmicos e 109 cursos de graduação presenciais regulares e contará com o suporte de 2.504 professores e 3.843 servidores técnico-administrativos, sendo 1.254 do Hospital das Clínicas e mais 989 empregados públicos vinculados à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

Para acolher os estudantes, a Universidade realizou a requalificação das suas instalações, como as que atendem diretamente os alunos que participam dos programas da Assistência Estudantil. Esse público específico soma cerca de 3 mil pessoas, contemplados em ações com moradia estudantil, alimentação e bolsa para ajudar na manutenção do vínculo acadêmico.

Sob a coordenação da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proaes), os focos das ações para melhoria da infraestrutura foram o Restaurante Universitário (RU) e as casas de estudantes mista, masculina e feminina. Também foram realizadas melhorias e manutenção no Núcleo de Educação Física e Desportos (Nefd), nas piscinas e nas quadras poliesportivas.

No RU do Campus Recife, foram feitos serviços hidráulicos e de eletricidade, pintura e reparos na cobertura para sanar infiltrações. Também foram instaladas mais rampas de acesso para a melhoria da acessibilidade e há um novo sistema de tratamento do esgoto e de caixa de gordura, além de terem sido feitos reparos em equipamentos, como nas câmaras frias e caldeirões. Para o restaurante, foram adquiridos dois novos congeladores que permitirão melhor condicionamento de alimentos. Segundo o pró-reitor para Assuntos Estudantis, professor Fernando Nascimento, essas medidas “pretendem requalificar o Restaurante Universitário para receber uma nova empresa que atenda às expectativas da comunidade acadêmica”.

Das três casas de estudantes situadas no Campus Recife da UFPE que, juntas, acolhem cerca de 400 alunos e alunas, as destinadas ao público masculino e misto vão passar a contar com um novo sistema eletrônico de segurança, além de receber, como ocorrerá na casa feminina, manutenção nas estruturas de hidráulica, elétrica e também pinturas. Já no Núcleo de Educação Física e Desportos (Nefd), as intervenções visam requalificar a piscina e a infraestrutura geral.

A UFPE ocupa a 10ª posição dentre as 197 universidades brasileiras públicas e privadas avaliadas pelo ranking classificatório do jornal Folha de S.Paulo (RUF), sendo a mais bem classificada dentre as do Nordeste. Os alunos encontram uma instituição com 585 grupos certificados no Diretório de Grupos de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Na esfera da pós-graduação, a UFPE conta com 96 cursos de mestrado e doutorado, sendo 29% deles concentrados nos maiores conceitos da Capes, ou seja, com notas que variam de 5 a 7. A instituição acolhe 3.938 mestrandos e doutorados. Em 2019, foram aprovadas 1.115 teses e dissertações, resultando em aproximadamente três mestres ou doutores formados ao dia. Na área das atividades extensionistas, a UFPE realizou, no ano passado, 504 ações de extensão e cultura, entre programas, projetos, cursos, eventos e serviços, mobilizando 367.675 pessoas.

Outra área de atuação na UFPE é a cooperação internacional que, por meio da Diretoria de Relações Internacionais (DRI), no ano passado, atuou para que 74 estudantes estivessem em intercâmbio no exterior, em países como Alemanha, Chile, Espanha, EUA, França, Holanda, Itália, Japão e Portugal. No caminho inverso, a Universidade recebeu um total de 29 alunos intercambistas oriundos da Alemanha, Argentina, Bélgica, Canadá, Colômbia, Espanha, Finlândia, França, Holanda, Inglaterra, México e Portugal.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.