O presidente da AABB Recife, Euler Araújo de Souza, explicou que o monumento - de autoria do artista Genésio da Iputinga - estava pronto desde antes da pandemia. “Essa estátua tem uma representatividade muito importante. Todos nós temos que reconhecer a cultura que Capiba proporcionou para o Brasil, e ao mundo inteiro, como compositor de frevo pernambucano. Ele engrandeceu muito o Estado de Pernambuco com a sua cultura. Ele é um marco simbólico da cultura pernambucana”.
A estátua, que será instalada nos jardins da Associação, recria a imagem de Capiba em sua estatura original, em aproximadamente 1,78 m de altura, com o braço levantado. O monumento fica próxima ao salão que leva o mesmo nome do artista. Segundo a AABB, o monumento é de autoria de Genésio da Iputinga. “Capiba foi um dos fundadores, juntamente com Carlos Emílio Schuler e o Francisco Bulhões, foram os três integrantes que se reuniram e fundaram a AABB Recife, em 10 de julho de 1939”, relembra o atual presidente.
Segundo Araújo de Souza, a inauguração estava prevista para ocorrer em julho de 2020, mês que marca o aniversário da Associação. O adiamento ocorreu devido a pandemia da Covid-19. “Com a pandemia, tivemos que adiar a inauguração até ter condições sociais para a presença segura das pessoas. Então, aproveitamos essa semana simbólica que configura a imagem de Capiba, para que seja feita a inauguração”. Atualmente, a Associação abarca em seu quadro associados comunitários, além de figuras como Maestro Spok, Petrúcio Amorim e o colunista do Diario de Pernambuco, João Alberto.
Capiba
Autor de mais de 200 canções, não apenas frevo, como também outros vários gêneros: de samba à música erudita. Entre os seus sucessos, estão: "Maria Batânia" (canção); "A Mesma Rosa Amarela" (samba); "Serenata Suburbana" (guarânia); "Verde Mar de Navegar" (maracatu) e vários outros. No gênero frevo, compôs mais de cem canções.
Morreu aos 93 anos, no dia 31 de dezembro de 1997, no Recife, com problema no rins e infecção generalizada, sendo sepultado no Cemitério de Santo Amaro no Recife.
AABB no Recife
Ao longo de mais de oito décadas, a AABB Recife marca presença em diversas áreas, como nos esportes. O carro-chefe é a Natação de Base, onde atua no Norte-Nordeste nas categorias Pré-Mirim, Mirim e Petiz. Nas categorias Juvenil a Sênior tem a nadadora Beatriz Bezerra como líder no Juvenil, sendo campeã e recordista Sul-Americana. Na área cultural, o clube se destaca pela Academia de Artes e Letras da AABB Recife, criada em 2020 e que promove a arte, a literatura e a cultura em geral entre seus associados.