SERVIÇO

Recife prorroga vacinação contra meningite meningocócica para crianças até 10 anos

Publicado em: 08/03/2023 15:25 | Atualizado em: 08/03/2023 17:45

A Secretaria de Saúde do Recife oferta o imunizante nas mais de 150 salas de vacina do município sem necessidade de agendamento (Foto: Divulgação)
A Secretaria de Saúde do Recife oferta o imunizante nas mais de 150 salas de vacina do município sem necessidade de agendamento (Foto: Divulgação)
Com prazo inicial até fevereiro deste ano, a campanha de vacinação contra meningite meningocócica para crianças de até 10 anos não vacinadas e trabalhadores de saúde foi prorrogada até julho. O imunizante, que protege contra a doença, está disponível nas mais de 150 salas de vacina da Rede Municipal, sem necessidade de agendamento.

A campanha teve início em agosto do ano passado, por recomendação do Ministério da Saúde, com o objetivo de proteger a população contra a doença meningocócica, além de ampliar as coberturas vacinais e evitar a circulação da doença no país. A meningite meningocócica é uma infecção pela bactéria Neisseria meningitidis, que pode atingir pessoas de qualquer faixa etária e levar à morte.

Para ter acesso ao imunizante, os menores de 10 anos, acompanhados de um responsável, e os trabalhadores da saúde, devem procurar uma das salas de vacina do município, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Para agilizar a vacinação, a Secretaria de Saúde do Recife recomenda que os usuários levem um documento de identificação, a carteira de vacinação e o cartão SUS (se tiverem esses dois últimos).

O imunizante já faz parte do Calendário Nacional de Vacinação e possui um esquema de duas doses, aos 3 e 5 meses de idade, com um reforço preferencialmente aos 12 meses de vida. Com a nova orientação do MS, se a criança de até 10 anos não tiver se vacinado, deve tomar uma dose da meningocócica C. Já os trabalhadores de saúde, mesmo com o esquema vacinal completo, podem se vacinar com mais uma dose.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.