CHUVA

Chuva provoca dezenas de pontos de alagamento no Grande Recife

Publicado em: 15/06/2023 09:49 | Atualizado em: 15/06/2023 11:46

As fortes chuvas provocam transtornos devido a inundações e acumulo de agua nas vias da RMR (Jailson da Paz)
As fortes chuvas provocam transtornos devido a inundações e acumulo de agua nas vias da RMR (Jailson da Paz)
A forte chuva que atingiu a Região Metropolitana do Recife (RMR) na manhã desta quinta-feira (15) provocou dezenas de pontos de alagamentos, queda de árvore, inundações  e deixou cidades em alerta, segundo informações da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac).

Durante a noite de ontem a Apac emitiu um alerta hidrológico que apresenta a situação do volume dos rios com o grande volume de água das chuvas que atingem o Estado. Entre eles o: Rio Jaboatão (Moreno e Jaboatão dos Guararapes) e Rio Tapacurá (Vitória de Santo Antão) que estavam em alerta vermelho, mas transbordaram durante esta manhã, e os os Rios Amaraji (Amaraji e Ribeirão) e Duas Unas (Jaboatão dos Guararapes), em alertas laranjas.

Em Marcos Freire, no Jaboatão dos Guararapes, o Rio Jaboatão que transbordou nesta manhã provocando grandes transtornos, moradores estão com grande dificuldade para transitar, e veículos de pequeno porte estão ilhados por não conseguir passar em trechos da PE-017. O Rio Jaboatão transbordou em diversos pontos nesta manhã, em Moreno, famílias foram desalojadas, devido às chuvas de 94,03 milímetros e o risco iminente de inundações.

No Centro do Recife, uma árvore de grande porte caiu na Rua Afonso Pena, próximo da Universidade Católica de Pernambuco. No local, um quiosque foi destruído e dois carros foram atingidos, não houve feridos. A Neoenergia Pernambuco encaminhou duas equipes para recompor a rede elétrica após a queda da árvore sobre os fios. O serviço só deve ser concluído no início da noite, mas a concessionária está realizando a transferência de cargas para que os clientes tenham o fornecimento restabelecido ainda nesta manhã. 

A chuva teve maior intensidade na Zona Sul, em Areias houve acumulado de mais de 75 mm nas 24 horas contadas até as 6h de hoje. Neste mesmo período, o Ibura e Pina registraram quase 74 mm.

No Cabo de Santo Agostinho, o trecho da BR-101 está alagado provocando grande transtorno aos veículos e moradores da localidade. A água invadiu as duas vias em ambos sentidos. 
  
No momento, as principais vias do Recife com pontos de alagamento são:
Avenida Norte Miguel Arraes de Alencar, próximo ao CAPS Espaço Azul
Avenida Engenheiro Abdias de Carvalho
Avenida Governador Agamenon Magalhães, na Pista Lateral
Avenida Sul, próximo à policlínica Agamenon Magalhães

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.