Vida Urbana

Pernambuco tem policiamento ampliado nos primeiros meses de 2023

Os primeiros meses de 2023 tiveram o policiamento ampliado no Estado de Pernambuco. Uma das iniciativas implantadas, foi a Operação Pernambuco Seguro, lançada pelo Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Defesa Social (SDS) no mês de janeiro deste ano. De acordo com dados da SDS, a ação que teve um investimento de R$ 7,5 milhões a mais em jornadas extras para policiais e foi responsável pelo crescimento em 30% a presença de policiais militares nas ruas, tendo o foco de prevenir e coibir roubos e furtos. 

As investigações e operações da Polícia Civil de Pernambuco também foram intensificadas para desarticular grupos criminosos ligados a prática de homicídios, roubos e violência contra a mulher, entre outras práticas criminosas. Visando combater a violência contra a mulher no estado, crime que apresenta números altos no estado, foi feita a ampliação dos plantões 24 horas das Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher. Em 2022, somente uma delas, a localizada no Recife, funcionava 24 horas. Agora, são seis as Delegacias da Mulher funcionando sem interrupções no atendimento. Assim, tendo o serviço presente em Recife, Olinda, Paulista, Jaboatão dos Guararapes e Caruaru e Petrolina. “Outra ação importante para a segurança das mulheres foi a chegada de 12 novas viaturas para as Polícias Civil e Militar, exclusivamente usadas nas Delegacias da Mulher e na Patrulha Maria da Penha, respectivamente, por meio de um convênio com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). No Sertão, a Operação Mulher Segura levou uma unidade móvel da Polícia Civil a Petrolina, Cabrobó, Araripina, Salgueiro, Serra Talhada, Afogados da Ingazeira, Petrolândia e Arcoverde. Um mutirão que acelerou inquéritos, a solicitação de medidas protetivas e o cumprimento de mandados de prisão contra agressores, ressaltou a secretária de Defesa Social de Pernambuco, Carla Patrícia. 

A capital pernambucana recebeu a nova sede da 1ª Companhia do 19º Batalhão da Polícia Militar de Pernambuco, que fica localizada na entrada de Brasília Teimosa e promove atendimento de 24h por dia aos bairros de Brasília Teimosa, Pina e Boa Viagem. “Como a segurança pública trata de uma realidade dinâmica e em constante mudança, cada território demanda uma forma diferente de atuação da polícia. Nós fazemos um planejamento mensal, com análises semanais, sobre os resultados do trabalho da segurança pública em Pernambuco, especialmente em relação aos CVLIs, que são os crimes contra a vida, e CVPs, que englobam os roubos. A partir disso, montamos estratégias específicas para a necessidade de cada território, por determinado período, o que pode variar. A necessidade de um território pode ser desde uma operação que demande mais presença do policiamento ostensivo até uma operação de inteligência, uma investigação mais robusta da Polícia Civil”, explica a secretária de Defesa Social de Pernambuco. 

“Com o reforço da Operação Pernambuco Seguro, desde janeiro deste ano, estamos conseguindo incrementar o policiamento e as investigações naqueles locais onde as manchas criminais estão mais aquecidas, e isso já vem se refletindo na redução de crimes patrimoniais, como roubos e furtos de diversos tipos, e de crimes contra a vida”, complementa a secretária. 

NÚMEROS

Durante os quatro primeiros meses deste ano, os casos de feminicídios ocorridos na Região Metropolitana do Recife tiveram resolução de 100% pela Polícia Civil. Sendo feita a identificação de todos os autores dos crimes e a solicitação de prisão ao sistema de Justiça Eleitoral. Na RMR, quatro mulheres morreram vítimas de feminicídios, se tendo uma redução de 50% quando analisado de janeiro a abril de 2022. No cenário estadual, de janeiro a abril de 2023, 95,5% dos casos de feminicídios foram resolvidos. Deste período, dos 22 inquéritos, somente um não foi concluído. 

Em todo o Estado houve diminuição de outros crimes nos quatro primeiros meses de 2023. Quando analisada a situação no Recife, houve uma queda de 3% nas mortes violentas quando de janeiro a abril do ano passado, saindo de 197 para 191. 

Também houve uma queda nos homicídios, em todo o Estado, entre janeiro e abril deste ano. Quando analisado o primeiro quadrimestre de 2022 em relação ao de 2023, o número total de vítimas foi reduzido em 5%, saindo de 1.249 para 1.186. A região com maior recuo no total do quadrimestre foi o Agreste, apresentando -12,9%, saindo de 307 para 269 homicídios. 

Em relação aos roubos, no Sertão, em abril de 2023, houve 205 casos, correspondendo a -33% em relação aos 305 registrados em abril de 2022. No Agreste, quando observado os crimes de roubo, teve uma redução, sendo apresentado -14%, passando de 871 para 749 ocorrências. 

Leia a notícia no Diario de Pernambuco
Loading ...