Vida Urbana

Bebê preguiça é o mais novo morador do zoológico do Recife

Em Dois Irmãos, animal receberá um tratamento adequado para ter um desenvolvimento saudável e, posteriormente, ser reinserido na natureza

 

 

Bebê preguiça foi levado ao zoo do Recife

O Parque Estadual Dois Irmãos, na Zona Norte do Recife, recebeu um novo morador: um filhote de bicho-preguiça. O animal de apenas dois meses chegou a Pernambuco por intermédio do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), da Paraíba, para ser integrado ao "Projeto Bicho-Preguiça da Garganta Marrom".
 
O programa tem como objetivo auxiliar no desenvolvimento saudável de animais da espécie, que por alguma razão foram retirados da natureza.
 
No zoológico do Recife, o pequeno bicho-preguiça receberá os cuidados necessários e, quando estiver pronto, será encaminhado para uma instituição que fará a reintegração dele na natureza.  O filhote foi encontrado no campus da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e resgatado pela Polícia Ambiental da cidade. Em seguida, ele foi recebido pelo Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres da Paraíba (Cetras-PB) e destinado pelo Ibama ao zoológico do Recife.
 
Para que o bebê chegasse ao Parque Dois Irmãos, foi preciso que o Cetras-PB entregasse ao zoológico um relatório com informações sobre o animal desde o momento de seu resgate, além de um Termo para Transporte e Destinação da Fauna. 
 
No novo lar, o animal será monitorado constantemente e terá uma rotina composta por banhos de sol, dieta composta de folhas frescas, avaliações médicas e muito carinho.
 
Diariamente, animais silvestres são encontrados em situações incompatíveis com a vida na natureza, como os indivíduos criados em cativeiros ou com alguma característica que comprometa a sua sobrevivência. As autoridades recomendam que, diante de cenários como esses, as pessoas acionem os órgãos reguladores, como o Ibama, por exemplo, para resgatar e direcionar esses animais para locais com tratamentos adequados. Os serviços podem ser acionados através do número (81) 3201-3800.
 
Em Pernambuco, o resgate de animais silvestres também é feito pela Companhia Independente de Policiamento do Meio Ambiente (Cipoma), unidade especializada da Polícia Militar de Pernambuco (190).
 

Leia a notícia no Diario de Pernambuco