Implantes

Outubro Rosa: mulheres que tiveram câncer de mama receberão implantes mamários

Cirurgias serão realizadas em quatro grandes hospitais da rede pública do Estado

Publicado em: 06/10/2023 11:25 | Atualizado em: 06/10/2023 11:27

Câncer de mama é o mais comum em mulheres em todas as regiões do Brasil (Foto: Freepik)
Câncer de mama é o mais comum em mulheres em todas as regiões do Brasil (Foto: Freepik)

A campanha sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama se intensifica no mês de outubro. Diante deste cenário, a Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES-PE) selecionou 74 mulheres para participar do Mutirão de Cirurgias Plásticas, que promove cirurgias de implante de próteses em pacientes submetidas à mastectomia por conta do câncer de mama.

As vagas foram disponibilizadas para a Gerência de Administração Ambulatorial (Gramb), área responsável por mapear as pacientes e encaminhá-las aos hospitais incluídos na ação.  As mulheres foram selecionadas em agosto e setembro, após uma triagem realizada por uma junta médica.

Os procedimentos serão realizados no  Hospital Agamenon Magalhães (HAM), no Hospital das Clínicas (HC), no Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP) e no Hospital do Câncer de Pernambuco (HCP).


Câncer de Mama

Dados divulgados pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca), apontam que o câncer de mama é o mais comum em mulheres em todas as regiões do Brasil. 

Uma projeção do instituto mostra que, no triênio 2023/2025, o país vai contabilizar, ao todo, 73 mil casos dessa neoplasia entre as mulheres. Em Pernambuco, vislumbra-se uma perspectiva de 970 pacientes doentes por câncer de mama, por ano.

O diagnóstico precoce ainda é o maior aliado para o tratamento eficaz do câncer de mama. Quando identificado cedo, pode ser tratado, impedindo que o tumor alcance outros órgãos. 

Sintomas do câncer de mama:

  • Retrações de pele e do mamilo;
  • Saída de secreção aquosa ou sanguinolenta pelo mamilo;
  • Vermelhidão da pele da mama;
  • Pequenos nódulos palpáveis nas axilas e/ou pescoço;
  • Inchaço e irritação na mama;
  • Pele com aspecto enrugado;
  • Dor na mama.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.