Violência

Mais dois homens são mortos em confronto com PM no Grande Recife

Caso aconteceu na comunidade do Detran, na Iputinga, na Zona Oeste. Subiu para dez o número de pessoas mortas em confrontos com policiais, nos últimos dias

Publicado em: 21/11/2023 07:25 | Atualizado em: 21/11/2023 09:17

Imagens mostram operação da PM na Comunidade do Detran, na Iputinga, no Recife (Foto: Reprodução/Redes Sociais )
Imagens mostram operação da PM na Comunidade do Detran, na Iputinga, no Recife (Foto: Reprodução/Redes Sociais )
Mais um confronto entre policias militares e suspeitos de cometer crimes terminou em morte no Grande Recife.
 
Na noite de segunda (20), integrantes do Batalhão de Operações Especiais (Bope) entraram na comunidade do Detran, na Iputiga, na Zona Oeste da capital, em busca de suspeitos de tráfico de drogas.
 
A operação deixou dois  homens mortos a tiros. 
 
Com isso, subiu para dez o número de pessoas mortas em confrontos com policiais, nos últimos dias.
 
A Polícia Civil divulgou uma nota, na manhã desta terça (21), e confirmou a ação. Os nomes das vítimas não foram divulgados oficialmente.
 
Informações extraoficiais dão conta de que as vítimas são dois homens conhecidos como Bruno Henrique e Raldiney. 
 
A operação começou por volta das 19h30 de segunda. O alvo seria um homem conhecido como “gerente” do tráfico de drogas na comunidade. 

Os PMs entraram em uma casa, onde estavam os dois suspeitos. Imagens divulgadas em rfedes sócias mostram parte dessa operação. 
 
Primeiro, foram retiradas mulheres e crianças. Os dois homens baleados ainda foram socorridos pela PM e levados para Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Caxangá, na mesma região,  mas não resistiram aos ferimentos. 
 
O caso foi registrado como duplo homicídio “decorrente de operação policial”. 

Ainda segundo informações extraoficiais, os PMs do Bope “revidaram à agressões” dos suspeitos. 
 
O caso teria sido enviado para a Corregedoria-Geral da Secretaria de Defesa Social (SDS) para apurar a conduta dos policiais envolvidos. 
 
Depois da operação, moradores fizeram um protesto e queimaram um ônibus. 
 
O que diz a polícia Civil
 
Por meio de nota, a Polícia Civil de Pernambuco informou que registrou, por meio da Equipe de Força Tarefa de Homicídio na Capital uma “ocorrência de entorpecentes (tráfico), tentativa de homicídio e homicídio decorrente de intervenção policial”. 
 
Segundo relatos, as vítimas fatais, dois homens com 28 e 31 anos, estariam em uma comunidade no bairro da Iputinga, com armas de fogo e entorpecentes, quando foram abordados pelo efetivo local.
 
“Houve troca de tiros entre as vítimas e o efetivo policial. As vítimas foram socorridas, porém não resistiram aos ferimentos. As investigações seguem até o esclarecimento total do caso”, acrescentou.
 
O que diz a PM
 
Também por meio de nota, a PM disse que apreendeu na ação 527gramas e mais 28 big bigs de maconha, 150 pedras de crack, uma balança de precisão, dois revólveres calibre .38 e 12 munições, sendo nove deflagradas. 

“Neste momento, os policiais envolvidos na operação estão sendo ouvidos pela Diretoria de Polícia Judiciária Militar. Só após, será apurado se houve quebra dos protocolos policiais, para que se possa definir responsabilidades na operação”, acrescentou.
 
 
Outros casos
 
Nos últimos dias, outros confrontos entre suspeitos e PMs deixaram mortos no Grande Recife. 
 
No dia 16, houve confronto na Favela V8-, em Olinda, com três pessoas mortas. Eles eram suspeitos de tráfico de drogas. 
 
No dia 17, um homem e uma mulher foram mortos após perseguição policial  em Casa Amarela, na Zona Norte do Recife. Uma pessoa foi atingida por bala perdida. 
 
No dia seguinte, o Bope entrou na comunidade Salinas, em Porto de Galinhas, em Ipojuca, e entrou em confronto com suspeitos. Foram mais três pessoas mortas. 

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.