Vida Urbana

Obra provoca mudança de trânsito no Ramal da Arena da Copa, confira

Para permitir duplicação de viaduto, haverá restrição de passagem de alguns tipos de veículos

Motoristas que utilizam o Ramal da Arena da Copa, que liga Camaragibe a São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana do Recife (RMR), deverão ficar atentos a mudanças de trânsito. 

Segundo o governo do estado, a obra de duplicação de um viaduto terá início esta semana e vai provocar  restrições de tráfego. 

O maior impacto será sobre os veículos de grande porte, que ficarão proibidos de acessar a via. 

O Ramal da Arena é uma estrada de cerca de 4 quilômetros de extensão que liga a PE-408, na entrada da Arena de Pernambuco, em São Lourenço, à PE-005, em Camaragibe, na altura do Terminal Integrado do município. 

O caminho é muito utilizado como atalho por quem sai da Zona Oeste do Recife em direção ao interior do estado ou sentido contrário. 

Em todo o percurso serão instaladas placas de informação alertando os motoristas sobre a interdição e os desvios

O tráfego de caminhões e ônibus será proibido em todo o percurso durante a intervenção, que está prevista para ser concluída em até quatro meses.

Os desvios por dentro do Bairro de Viana são de ruas estreitas, que não possibilitam manobras de veículos de grande porte. 

Até mesmo os carros de passeio vão precisar de atenção, principalmente nos horários de pico, no início da manhã e final de tarde.

Desvios
 
Em todo o percurso serão instaladas placas de informação alertando os motoristas sobre a interdição e os desvios.
  
As vias sinuosas e estreitas por onde passarão os automóveis podem ocasionar retenções. 
Com isso, vale a pena o motorista ponderar a possibilidade de dar a volta mais longa, através das BRs 232, 101 e Avenida Caxangá, para entrar e sair do Recife.

O percurso aumenta a viagem em cerca de 8 quilômetros, mas poderá evitar que o motorista fique preso no trânsito de Camaragibe que, com a obra, ficará sobrecarregado. 

Dados sobre a obra

As intervenções urbanísticas da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) no viaduto do Ramal da Arena servirá para instalar duas faixas de rolamento com largura 9 metros, uma outra faixa de 7 metros de largura para para BRTs e outra de 1,80 m de ciclofaixa.

O viaduto terá dois canteiros centrais , passeios de pedestres e guarda corpo nas extremidades.

Leia a notícia no Diario de Pernambuco