Vida Urbana

Prefeitura do Recife abre mais de 22 mil vagas para alunos novatos e disponibiliza nova plataforma para matrícula

O processo de matrícula dos alunos é realizado pela Internet e os responsáveis contarão com pontos de apoio disponibilizados pela prefeitura

Com a disponibilidade das vagas para novos estudantes, a Rede Municipal de Ensino do Recife deve atingir pela primeira vez a marca de 100 mil alunos matriculados

As matrículas para estudantes novatos na Rede Municipal de Ensino do Recife terão início às 8h desta terça-feira (7) e seguem até o dia 7 de dezembro. Ao todo, serão 22.378 vagas distribuídas entre a Educação Infantil (berçário, creche e pré-escola), Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA). 
 
Este ano, a novidade é que as matrículas podem ser feitas através do Sistema de Matrículas Online, uma plataforma que tem como objetivo agilizar o processo de cadastramento, além de tornar a experiência mais acessível e transparente para os pais e responsáveis.

Das vagas que serão abertas, 11.271 são para a Educação Infantil, 6.427 para os anos iniciais do Ensino Fundamental, 1.339 para os Anos Finais do Ensino Fundamental e 3.341 vagas para o EJA. Com a disponibilidade das vagas para novos estudantes, a Rede Municipal de Ensino do Recife deve atingir pela primeira vez a marca de 100 mil alunos matriculados. 

O aumento no número de vagas se deve ao fato de a quantidade de cadastros abertos para os alunos de creche, que cresceu em 70% desde 2020. Somente para 2020, serão disponibilizadas 10.932 vagas para novos estudantes.

A Secretaria de Educação do Recife dá prioridade para alguns estudantes novatos que farão a matrícula. As vagas são para o Ensino Fundamental e EJA são preferenciais para quem possuir um irmão na mesma escola e para quem tem cadastro no CadÚnico. 
Já para estudantes da Educação Infantil, a preferência é para alunos que estão em abrigos, com cadastro no CadÚnico, ser filho de mãe adolescente, possuir irmão na mesma escola ou ser estudante com deficiência.


“Não há pressa para fazer a matrícula. O responsável pode fazer com muita calma, fazer análise, pensar e visitar a escola, pois ele tem até o dia 7 de setembro para isso. A gente vai disponibilizar no Portal da Educação o número de vagas disponíveis por turma e por escola. Lembro que algumas escolas não terão ofertas de vagas porque a prioridade é para quem já está na Rede Municipal de Ensino”, explica o secretário de Educação Frederico da Costa Amancio.

Para realizar a matrícula do aluno, é necessário que os pais ou responsáveis realizem um cadastro.
 
Confira o passo a passo:
  1. Acesse este link para ter acesso ao Sistema de Matrículas Online;
  2. Clique em “Cadastre-se”;
  3. Preencha os campos que aparecem em branco, como nome, e-mail, celular, CPF e cadastre uma senha;
  4. Por fim, clique no botão “Cadastrar”.
Para realizar a matrícula do estudante:
  1. Acesse a plataforma e entre com o CPF e a senha já cadastrada;
  2. Clique no botão “Inscrição Matrícula”;
  3. Preencha os campos em branco com as informações do aluno, como nome completo, data de nascimento, gênero, filiação, etnia, e-mail e se o estudante possui alguma deficiência;
  4. Após prosseguir para a próxima etapa, informe os dados do endereço do aluno;
  5. Selecione o módulo de ensino caso o estudante esteja no Ensino Fundamental e EJA. Caso o aluno seja do Ensino Infantil, a plataforma irá mostrar as opções de módulo e ano;
  6. Posteriormente, o sistema apresenta a quantidade de vagas em cada unidade escolar que o estudante pode concorrer. Nesta etapa será necessário informar se o estudante possui algum irmão matriculado na escola onde deseja ingressar;
  7. Indique o grau de prioridade de cada escola desejada e clique no botão “Confirmar Ordenação”;
  8. Por fim, basta finalizar o processo e clicar em “Sim, eu confirmo”.
Os pais e responsáveis receberão mensagens sobre o processo de efetivação da matrícula através do número de Whatsapp informado durante o cadastramento. 

Após a conclusão da primeira etapa, os responsáveis pelo aluno devem fazer a confirmação das vagas atribuídas, entre os dias 8 de dezembro e 3 de janeiro. Posteriormente, será feita a efetivação da matrícula, entre os dias 4 e 15 de janeiro. 

A realização da matrícula também pode ser feita pelo site Conecta Recife ou pelo Portal da Educação. As dúvidas sobre a matrícula podem ser esclarecidas até o dia 15 de janeiro através do número 0800 200 6565, que funciona de segunda-feira à sexta-feira, das 8h às 17h.

A Secretaria de Educação do Recife possui uma rede de ensino com 320 unidades escolares, sendo 231 escolas, 47 creches e 42 creches escolares. Além disso, a rede contabiliza cerca de 92 mil estudantes e mais de 5.400 professores.

Perguntas frequentes sobre a matrícula

Quais documentos obrigatórios para a matrícula online?
- É necessário ter em mãos RG, CPF, endereço, e-mail e dados de contato.

Como escolher a unidade de ensino?
- Os pais ou responsáveis devem escolher pelo menos uma unidade de ensino para o aluno concorrer à vaga. Quanto mais unidades selecionadas, maior a chance do estudante conseguir uma vaga. Não há limite de unidades escolares que podem ser selecionadas.

Qual a idade mínima para matrícula na Educação Infantil?
- Crianças a partir de 0 anos de idade já podem concorrer a vaga para berçário.

Como matricular o irmão na mesma unidade em que o outro estuda?
- Na lista de escolas, é necessário que o responsável coloque como preferência a unidade em que o estudante já possui um irmão matriculado. Desta forma, será priorizada a matrícula para as duas crianças no mesmo local.

Como proceder em caso de esquecimento da senha do Sistema de Matrículas Online?
- Você pode restaurar sua senha, através da opção esqueci a senha, disponível na tela inicial do sistema.

É possível fazer matrícula para mais de um aluno com a mesma conta na plataforma?
- Sim, é possível. Não há número limite para solicitação de matrícula com o mesmo login.

Leia a notícia no Diario de Pernambuco