Vida Urbana

Artistas dão vida e cores a esculturas que homenageiam Galo da Madrugada

As obras serão instaladas no percurso da 1ª Corrida do Galo da Madrugada, que acontece na próxima edição do "Viva a Guararapes", no domingo (28)

Artistas pintaram escultura do galo

O projeto "Esculturas de Galo Gigante" consiste na grafitagem de esculturas gigantes, que medem três metros por três metros do bico à cauda, alusivas ao tradicional Galo da Madrugada.

As obras são grafitadas por artistas que atuam no Centro, que agrega valor de sua arte às esculturas. 
 
Segundo a chefe do Gabinete do Centro do Recife, Ana Paula Vilaça, essa iniciativa celebra o Carnaval do Recife com o símbolo do maior bloco do mundo, o Galo da Madrugada. 

"Essas esculturas são verdadeiras obras de arte a céu aberto e serão instaladas em pontos estratégicos do nosso centro histórico, um lembrete do quão importante é esse festejo para a cidade", afirmou a gestora.

Ela ainda pontua que essa ação é de extrema importância para a inclusão e diversidade.

Para o diretor de Marketing do Galo da Madrugada, Guilherme Menezes, é muito importante para todos que o símbolo maior da cultura de Pernambuco, esteja espalhado pela cidade.

‘’Um projeto que fizemos em 2018 e está sendo, agora, revitalizado, com novos artistas e que acabou transformando os locais em ambientes instagramáveis, de divulgação da nossa cidade e da nossa cultura pro resto do Brasil e do mundo’’.

Escultura homenageia o Galo da Madrugada

"Já esgotaram as inscrições. A gente está estimulando que todo mundo venha fantasiado, correr fantasiado, com roupas leves, mais fantasia, para a gente dar aquela brincadeira do carnaval".

"A cultura do Recife é muito rica e diversa, mas aí é interessante a gente observar, por exemplo, que pode trazer também a arte urbana, a grafitagem, enfim, artistas que não são necessariamente da música e da dança, mas que fazem parte dessa nossa cadeia produtiva da cultura para aproximar ainda mais a arte das pessoas", diz o secretário de Cultura do Recife, Ricardo Mello.

A grafiteira Inay Victória, 25 anos, comenta sobre a ação e como é participar dessa iniciativa.

‘’Estamos aqui para mostrar cultura, mostrando um pouco de cores, de vivências, com uma diversidade enorme de corpos e de identidades, para mostrar que o galo é plural e que está aí para contemplar e acolher todas nós. É muito chique saber que o galo vai estar ocupando também outros espaços. Que o galo realmente ocupa e habita um espacinho em cada lado da cidade, seja nas pessoas ou seja realmente nas próprias ruas, nos próprios becos e praças’’ finaliza Victória. 

Corrida 

A 1ª Corrida do Galo da Madrugada acontecerá no próximo domingo (28), com largada às 6h, e chegada no Viva Guararapes - evento cultural e esportivo realizado na Avenida Guararapes, no bairro de Santo Antônio. 

A corrida será disputada nas categorias masculina e feminina, com percursos de 5km e de 10 km.

O secretário de esportes e lazer do Recife, Rodrigo Coutinho, falou sobre a importância da corrida para o movimento cultural.

‘’A corrida do galo vem num momento extremamente importante, sobretudo porque a gente tem um carnaval para todas as classes, para todas as idades e para todos os públicos. Quando a gente apoia a corrida do galo, a gente está apoiando dentro do maior movimento cultural que a gente tem no mundo, o esporte, o exercício físico’’.

Confira os pontos onde as esculturas serão distribuídas 

Praça Sérgio Loreto;

Casa do Carnaval - Pátio de São Pedro;

Paço do Frevo - Praça do Arsenal;

Marco Zero;

Av. Rio Branco;

Praça Joaquim Nabuco;

Rua da Moeda;

Praça do Diário;

R. Nossa Senhora do Carmo;

Ponte Duarte Coelho;

Avenida Guararapes;

Cais da Alfândega

Leia a notícia no Diario de Pernambuco