Vida Urbana

Aurora dos Carnavais anima foliões no Centro do Recife

Com romantismo e poesia, a 25ª edição do Encontro de Pau e Cordas Aurora dos Carnavais desfilou neste domingo (28) e reuniu centenas de famílias e foliões

O evento aconteceu na Rua da Aurora, na área Central do Recife, reunindo mais de 20 agremiações de Pau e Cordas

Com muitas cores, brilho e cantorias que mais de 20 agremiações de pau e cordas desfilaram, neste domingo (28), no tradicional Encontro de Pau e Corda Aurora dos Carnavais, no Centro do Recife. 

Nem mesmo o forte calor inibiu o público de centenas de pessoas que acompanharam o desfile dos blocos líricos, na Rua da Aurora, no bairro de Santo Amaro. 

E, pela primeira vez, em 25 anos de desfile, o evento ocorreu em dois dias, no sábado (27) e neste domingo (28), o que fez diversas famílias aproveitarem para acompanhar por mais tempo o romantismo e a emoção dos tradicionais blocos líricos. 

O encontro chega a sua 25ª edição e desfilou com tradição e alegria no Centro do Recife

Este ano, o tradicional cortejo dos Flabelos dos blocos líricos prestou homenagem à Lêda Alves, madrinha do Aurora dos Carnavais, e à Miriam Leite, Dama dos Blocos de Pau e Cordas, ambas falecidas em 2023. 

O público também pôde acompanhar os shows que contaram com as participações especiais de Cláudia Beja, Arthur Phelipe e Ed Carlos. 

Entre gerações

Em sua 25ª edição, o encontro de Flabelos separa grandes histórias que entrelaçam várias gerações de famílias que compõem e participam dos blocos líricos que desfilam anualmente no Carnaval do Recife. 

Uma dessas marcantes histórias é da aposentada Maria Aparecida Pires, de 63 anos e a sua filha, a biomédica Isabelle de Melo, 33 anos. 

Mãe e filha desfilam juntas há cinco anos no Bloco Flor do Tamarindo, sediado em Carpina, na Zona da Mata Norte do Estado, que desde 2018 desfila pelas ruas do Recife com saudosismo dos antigos carnavais, mas trazendo a nova geração de Flabelos e musicistas. 

A aposentada Maria Aparecida, 63 e a sua filja, a biomédica Isabelle de Melo, 33, desfilam juntas no Bloco Flor do Tamarindo

Outra que têm a sua história de paixão de Carnaval entrelaçada com os desfiles dos blocos líricos é a professora Sandra Melo, de 51 anos, que é flabelista do Bloco Cordas e Retalhos, agremiação na qual desfila há 23 anos. 

Ela conta como é a função dos flabelos durante o cortejo das agremiações. 

A professora Sandra Melo, 53, desfila há 23 anos como flabelista no Bloco Cordas e Retalhos

Mulheres que resistem ao espaço predominantemente masculino na música

Nas orquestras de Frevo e de tradicionais blocos de Pau e Corda, mulheres estão resistindo ao espaço que predominantemente é ocupado por homens. 

Mas, a cada ano que se passa, as mulheres furam a bolha do machismo patriarcado e ocupam o espaço de destaque nas orquestras.  

É o caso da flautista Bráulia Vital, de 52 anos, que toca há mais de 20 anos no Carnaval do Recife. 

A flautista Braúlia Vital, 52, há mais de 20 anos é musicista de orquestra nos carnavais do Recife

Encontro de famílias para saudar os Flabelos

Centenas de famílias aproveitaram o domingo de sol para se reunir e desfrutar do romantismo e a poesia dos blocos líricos no Encontro de Pau e Cordas Aurora dos Carnavais. 

É o caso da assistente social Tancy Nascimento, de 36 anos, que levou as filhas, Ana Maria, de 4 anos, e Liz, de 9 anos, para curtir pelo segundo ano seguido o desfile das agremiações. 

A assistente social Tancy Nascimento, 36, levou as suas filhas para curtir o desfile dos blocos líricos do Aurora dos Carnavais

A pequena Ana Maria, de 4 anos, curtiu o evento com confetes e muita alegria

Leia a notícia no Diario de Pernambuco