Tragédia
Condomínio onde criança foi atropelada e morta decreta luto e diz que vai ajudar polícia com imagens de câmeras
Recanto do Sol, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, divulgou comunicado nesta quinta (4), um dia depois do fato envolvendo menino de 5 anos
Por: Diario de Pernambuco
Publicado em: 04/01/2024 10:14 | Atualizado em: 04/01/2024 12:11
Atropelamento de criança provocou tumulto em condomínio (Foto: Redes Sociais ) |
Um dia após a morte do menino Asaf, de 5 anos, que foi atropelado por uma motorista, o Condomínio Recanto do Sol, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, se pronunciou sobre o caso.
Por meio de um comunicado, o condmínio afirmou, nesta quinta (4), que a comunidade está de luto e que vai colaborar com a polícia nas investigações.
"As imagens das câmeras serão entregues assim que requeridas", afirmou o comunicado, assinado pelo síndico do residencial, Wagner Silva.
O caso aconteceu na quarta (3), quando o menino estava com a mãe.
Ele voltava para casa de uma brincadeira de bicicleta e passava pela área comum dos edíficios, quando foi atingido pelo veículo.
A motorista tem 25 anos e aluga um apartamento. Os pais da vítima são proprietários de um imóvel do condomínio.
O síndico disse que o que impressionou ele foi a frieza da motorista.
"Ela ficou tranquila durante todo o caso e foi retirada do prédio pra não ser agredida pelos moradores", disse Silva, em entrevista ao Diario de Pernambuco.
Comunicado
No comunicdo, o Recanto do Sol disse que "toda a comunidade lamenta profundamente o ocorrido e partilha da dor sofrida pela família".
Ainda segundo a nota do síndico, como "gesto mínimo de solidariedade", foi decretado luto de três dias.
"Estaremos unidos em oração e prece, para que os familiares encontrem paz neste momento de dor", acrescentou.
O condomínio também afirmou que acionou todas as autoridades competentes, "como o salvamento médico (SAMU), a Polícia, Corpo de Bombeiros e a Perícia Técnica".
"Antes mesmo de a equipe de perícia chegar ao local, realizamos o fechamento do perímetro para que o trabalho não fosse prejudicado", observou.
Também no comunicado, o condomínio afirmou que, enquanto buscava informações sobre o estado de saúde da criança, "deslocou equipe técnica para salvar as imagens do ocorrido e registrar as possíveis testemunhas do fato, objetivando colaborar com a investigação criminal que se desdobrará".
Velocidade
O Recanto do Sol também se pronunciou sobre as informações divulgadas extraoficialmente sobre a suspeita de que a motorista teria ultrapassado a velocidade limnite na área comum.
"É importante frisar que o condomínio possui regramento interno de proibição de condução de veículos acima de 10 km/h, o qual, segundo declaração extraoficial do perito à imprensa, possivelmente não foi respeitado, mesmo com a sinalização".
O comunicado do síndico também tratou do suposto envolvimento da motorista, que não teve o nome divulgado, em possíveis infrações anteriores.
"É inverídica a informação de que o veículo possuía mais de 20 ocorrências de alta velocidade sem apuração pelo condomínio. Em consulta ao aplicativo de denúncias, que são realizadas pelos próprios moradores, nada foi encontrado em relação à unidade, ou seja, não houve nenhuma ocorrência deste tipo, nem tampouco ausência de apuração pelo condomínio".
O Recanto do Sol pediu, por fim, que não sejam divulgadas imagens da vítima nem do desespero de sua família, "em respeito a sua memória".
Autuação
Nesta quinta, a Polícia Civil de Pernambuco (PCPE) informou que autuou em flagrante a mulher que atropelou e matou a criança que andava de bicicleta dentro do condomínio.
A polícia trata o caso como " acidente de trânsito com vítima fatal".
Por meio de nota, a corporação disse, ainda, que a motorista, que não teve o nome divulgado, foi levada para uma delegacia.
No distrito policial, foram "realizados os procedimentos cabíveis à ação penal".
"A Polícia Civil está investigando um acidente de trânsito com vítima fatal. A autora, uma mulher de 25 anos, foi autuada em flagrante delito após o veículo que conduzia atropelar uma criança de idade não informada no local", disse a nota.
Segundo o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), ele morreu durante o atendimento médico.
Como foi
O atropelamento aconteu por volta das 19h de quarta (3).
A criança estava brincando e foi chamada pela mãe para voltar ao apartamento. Quando eles estavam na área comum do condmínio, a motorista passou, bateu na vírtima e a arrastou.
O Corpo de Bombeiros e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram acionados para atuar na ocorrência.
Vídeos que circulam nas redes sociais mostram uma viatura em frente ao condomínio.
Outra imagem que também foi compartilhada nas redes sociais mostra a bicicleta da criança presa na parte da frente do carro.
Os moradores do condomínio se mobilizaram para ajudar a vítima e acionaram as autoridades para auxiliar no atendimento.
COMENTÁRIOS
Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS LIDAS
ÚLTIMAS