Vida Urbana

'Eu pessoalmente vou às ruas, estarei junto e cuidarei da minha tropa', diz novo comandante-geral da PM em posse

A cerimônia de transmissão de cargo aconteceu nesta sexta (26), no Quartel do Derby, na área Central do Recife, com a presença da governadora Raquel Lyra (PSDB)

O novo comandante-geral da PM, coronel Ivanildo Torres tomou posse nesta sexta (26)

 
“Eu pessoalmente vou às ruas, estarei junto e cuidarei da minha tropa e com certeza a gente acredita que resultados chegarão”. Essa é a afirmação do novo comandante-geral da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE), coronel Ivanildo Torres. 

O novo chefe da corporação assumiu o cargo no lugar do ex-comandante, Tibério César, em cerimônia de transmissão de posse, nesta sexta (26), no Quartel do Derby, sede da corporação, na área central do Recife. 

A solenidade contou com a presença da governadora Raquel Lyra (PSDB), além de deputados estaduais, do secretariado estadual e do alto comando da PM. 

O novo comandante assume a PM às vésperas do carnaval e com a meta de liderar a tropa diante dos desafios dos altos índices de criminalidade que o Estado enfrenta. Além disso, ele assume o cargo em meio às promessas do Governo do Estado de reduzir cinco indicadores da violência em 30% até 2026, com as estratégias de segurança integradas ao Plano Juntos Pela Segurança. 

A Polícia Militar tem um novo comandante-geral, o coronel Ivanildo Torres

De janeiro a dezembro de 2022,  foram registradas 3.418 mortes violentas.  Foram 214 homicídios a mais no comparativo com a série histórica nos dois anos. 

Em meio a isso, o novo comandante da PM ressaltou que o principal desafio é fortalecer as ações operacionais da corporação. 

“O desafio é fortalecer as ações de operação. Além disso, o desafio também é cuidar das pessoas, operacionalizar e otimizar os recursos que nós temos. O planejamento está pronto”, ressaltou o coronel Ivanildo Torres. 

Análise

A governadora Raquel Lyra, durante a posse do novo comandante da PM, ressaltou que o principal desafio será implementar estratégias para conter o avanço da criminalidade e reduzir os indicadores da violência. 

Governadora Raquel Lyra (PSDB), durante a posse do novo comandante-geral da PM

“A mudança é acelerar o trabalho no sentido de garantir o Juntos Pela Segurança seja implementado, reduzindo os índices de homicídios, sobretudo, no nosso Estado, permitindo desenvolver o trabalho”, enfatizou a governadora

Paralisação dos policiais civis

O secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, discursa durante a cerimônia

“A troca de comando nas polícias não traz efeito na negociação com a categoria. Todas as negociações com repercussão salarial não são feitas pela SDS, e sim pela Secretaria de Administração. Existe um tempo para que isso seja feito. Então, o Governo já disse que no final de fevereiro devem ser iniciadas as tratativas pela SAD na mesa de negociação para analisar e ver o que é possível dentro das limitações financeiras do Estado de atender”, ressaltou.

Leia a notícia no Diario de Pernambuco