Vida Urbana

Estado lança ações para evitar surto de doenças respiratórias em crianças e evitar lotação de hospitais

Diretrizes do Plano de Contingência das Doenças Respiratórias Sazonais na Infância foram lançada, nesta segunda (26), pelo Governo do estado

Raquel Lyra lançou o Plano de Contingência das Doenças Respiratórias Sazonais

Como será

O governo anunciou, por exemplo, a criação de um protocolo de atendimento estadual.
 
Essa será a regra que todo mundo precisará seguir para poder identificar os casos de forma precoce para oferecer o atendimento primário para as crianças.  
 
De acordo com a secretária estadual de Saúde, Zilda Cavalcanti, a ideia do Governo é estabelecer as ações para a detecção e resposta ao surto e epidemia decorrente da circulação desses vírus respiratórios na infância durante exatamente esse período sazonal.
  
"Faremos isso de tal forma para prevenir o risco de possível sobrecarga nos serviços de internamento pediátrico no estado", disse.
 
Ainda segundo ela, é preciso falar em "todas as medidas de prevenção".
 
Um dos exemplos é garantir a vacinação e a proteção das crianças, sobretudo, aquelas com menos de 2 anos, que têm mais risco de desenvolver os casos mais graves.
 
Cavalcanti disse, ainda, que é necessário evitar "tudo que expõe essas crianças", como aglomerações, bem como reforçar os cuidados com a lavagem das mãos.
 
A sercetária justificou o lançamento do plano, dizendo que, quando existe uma sobrecarga muito grande de casos, um aumento muito grande da demanda, há uma dificuldade do sistema de saúde em atender a todos. 
 
"No ano passado a gente chegou a presenciar dificuldades inclusive com o sistema privado. Existiam hospitais privados que tinham listas de espera de criança para UTI, então é uma situação de aumento de demanda com um número de leitos que nem sempre consegue ser aumentado ao nível da necessidade porque a nossa experiência inclusive no ano passado foi a falta de equipes inclusive especializadas da pediatria e da UTI pediátrica", observou.

Leia a notícia no Diario de Pernambuco