Vida Urbana

Qualifica Recife abre mais 500 vagas de cursos profissionalizantes gratuitos

Há oportunidades em línguas, culinária, beleza, artesanato, bombeiro hidráulico, fast food, soldador elétrico, serralharia, pedreiro, massoterapia e outros

Aulas na área de beleza são oferecidas

Os cursos são gratuitos e atendem as áreas de línguas, culinária, beleza, artesanato, bombeiro hidráulico, fast food, soldador elétrico, serralharia, pedreiro, massoterapia e outros. 

Há vagas nos três turnos e a carga horária varia entre 60h e 100h, dependendo do curso.

Onde há vagas
 
Após a inscrição pelo GO Recife, os alunos devem efetuar as matrículas nas escolas com vagas disponíveis. São elas: Dom Bosco, em Casa Amarela; Areias, em Areias; Bidu Krause, no Totó; Cristiano Donato, na Boa Vista; Virgem Poderosa, Parnamirim; Bongi, em San Martin; Magalhães Bastos, na Várzea; Maria Sampaio Lucena, no Ibura; Dona Olegarinha, na Madalena;  Zuleide Gomes, em Beberibe; Moacir de Melo Rego, no Vasco da Gama; e São José, no bairro de São José.

Como se inscrever 
 
 Os interessados podem se inscrever através do aplicativo ou site Conecta Recife, onde devem acessar a aba do GO Recife, também disponível através do site gorecife.recife.pe.gov.br. O principal requisito para a inscrição é que o candidato seja morador do Recife.
 
Outros critérios como idade e escolaridade mínimas podem ser observadas durante o ato da inscrição, de acordo com o curso desejado. Também é possível escolher a escola e o turno de preferência. A matrícula é efetuada na escola escolhida com os documentos solicitados no momento da inscrição.

Histórico
 
Em 2023, o Qualifica Recife realizou duas cerimônias de entrega de certificados de qualificação profissional para um total de 14 mil estudantes que passaram pelas 17 escolas profissionalizantes do município. Esse foi o período com maior número de qualificados na história do programa.

Comunidades
 
Essa é a segunda leva de cursos iniciadas pelo Qualifica Recife neste mês de janeiro. O programa rompeu a barreira da mobilidade para chegar ainda mais perto das pessoas, em suas próprias comunidades, qualificando 800 pessoas por meio de uma parceria entre a STQP e várias instituições, como associações de moradores, clubes de mães, igrejas, sindicatos e outras.

Leia a notícia no Diario de Pernambuco