Vida Urbana

Teatro Valdemar de Oliveira já foi atingido por incêndio durante peça; relembre

O incêndio desta quarta-feira (7) não foi o primeiro a atingir o Teatro Valdemar de Oliveira


“Incêndio provocado por curto-circuito na luz negra do palco destruiu, ontem à tarde o teatro Valdemar de Oliveira na ocasião em que era ensinada a peça infantil 'Maria minhoca' tendo o público, aproximadamente 100 pessoas, conseguido abandonar o recinto sem que houvesse pânico”, noticiou o Diario em 20 de outubro de 1980.

“Apesar dos esforços dos bombeiros, o Teatro Valdemar de Oliveira foi destruído durante o incêndio irrompido durante o espetáculo”, dizia a legenda da foto do incêndio no jornal.

O espaço foi reconstruído e reabriu em 20 de dezembro de 1987, com a presença do ator Paulo Autran.

Abandono 

Inaugurado em 1971, o teatro, que já foi um dos mais importantes do estado, suspendeu as atividades com a chegada da pandemia de Covid-19, em 2020. Cinco anos antes, o local foi interditado após o Corpo de Bombeiros identificar irregularidades como poucos extintores, sendo alguns fora da validade, falta de um projeto de segurança, rota de fuga obstruída, falta de iluminação e sinalização de emergência. Após reforma, reabriu em 2018.
 
No final do mês de maio de 2023, o Valdemar de Oliveira foi invadido, roubado e depredado. Foram levadas telhas de amianto. Com a água da chuva acumulada, o teto cedeu.



Leia a notícia no Diario de Pernambuco