Vida Urbana

Pesquisa mostra que 85% dos municípios de Pernambuco têm problemas na alfabetização

A iniciativa recebe o nome de %u201CSaber Ler na Idade Certa%u201D e dá notas de 0 a 10 para os municípios

avaliação levou em conta cinco eixos: legislação, parcerias, formação de alfabetizadores, material de apoio e monitoramento de aprendizagem dos alunos

Pelo menos 85% dos municípios de Pernambuco possuem um baixo desempenho no processo de alfabetização das crianças. A informação foi divulgada pelo Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE), que coletou as informações através do Índice de Compromisso com Alfabetização (ICA/TCE). 

O índice tem como intuito medir o compromisso das gestões com a execução da política pública para a alfabetização de crianças do 1º e 2º ano do ensino fundamental, com idades entre 6 e 7 anos. 

A iniciativa recebe o nome de “Saber Ler na Idade Certa” e analisa informações repassadas pelos 184 municípios do estado. A avaliação levou em conta cinco eixos: legislação, parcerias, formação de alfabetizadores, material de apoio e monitoramento de aprendizagem dos alunos.

O índice aponta as notas recebidas por cada município, de 0 a 10. Foram classificados em cinco níveis: Desejável (nota 9 a 10), Bom (entre 7 e 8,9), Razoável (entre 6 e 6,9), Grave (entre 4 e 5,9) e Crítico (abaixo de 3,9).

De acordo com o índice do TCE-PE, a nota média de Pernambuco foi de apenas 3,9. Além disso, pelo menos 156 municípios encontram-se em situação “crítica”, o que corresponde a 85%. Outros 59 municípios foram classificados em situação “grave”, 18 em nível “razoável” e apenas sete foram enquadrados como “bom”.

Recife, Carnaíba e Igarassu atingiram o nível “desejável” na execução desses cinco eixos da política pública, com notas entre 9 e 10. 

Os dados de cada localidade estão disponíveis em um painel interativo no qual o cidadão pode conhecer a situação de seu município e fazer sugestões na temática. 

Eixos

O índice elaborado pelo TCE-PE ainda mostra que apenas 33% dos municípios contam com leis que abordam a alfabetização. Quando o assunto é capacitação, apenas 18% oferecem formação continuada para professores alfabetizadores. 

Confira outros dados coletados pelo Índice de Compromisso com Alfabetização:

  • 40% dos municípios utilizam material complementar para alfabetização. 
  • Menos de um quinto (19%) monitoram o desenvolvimento da alfabetização de cada criança ao longo dos meses de um mesmo ano letivo. 
  • 91% dos municípios aderiram às parcerias com o Governo Estadual, via Programa Criança Alfabetizada, ou com a União, por meio do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada.

“O objetivo  não é comparar os municípios entre si, porque cada um apresenta realidades e dificuldades distintas para promover a alfabetização. O ICA/TCE irá acompanhar, anualmente e dentro dos eixos selecionados, a evolução da política pública educacional perante o compromisso com a criança alfabetizada. A ideia é criar uma força-tarefa com as  secretarias de educação para acompanhar os municípios de forma que possam executar de maneira eficaz eixos considerados primordiais  para o desenvolvimento da aprendizagem de crianças  na idade certa”, afirmou a gerente de Fiscalização da Educação do TCE-PE, Nazli Leça Nejaim.

Programa Criança Alfabetizada

O Programa Criança Alfabetizada é uma iniciativa do Governo de Pernambuco que visa garantir alfabetização aos estudantes de até 7 anos de idade da rede estadual. O projeto atua no fortalecimento da gestão, formação de gestores e professores, incentivo às escolas, avaliação das aprendizagens, entre outros.

Na prática, o programa oferece formação para os professores, articulação de ações pedagógicas, acompanhamento do trabalho pedagógico e acompanhamento da aprendizagem.

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