Segurança

Novo laboratório reforça ações para combater o crime no Estado

Gverno inaugurou, nesta quinta (21), iloscopia Forense, localizado na sede do Instituto de Identificação Tavares Buril (IITB), no Recife

Publicado em: 21/03/2024 14:40

Raquel Lyra inaugurou novo laboratório para ajudar a produzir provas de crimes  (Foto: Rafael Vieira/DP)
Raquel Lyra inaugurou novo laboratório para ajudar a produzir provas de crimes (Foto: Rafael Vieira/DP)
A forças de segurança pública de Pernambuco contam, a partir desta quinta (21), com uma nova estrutura e mais tecnoligia para combater o crime. 
 
O governo inaugurou o Laboratório de Papiloscopia Forense, localizado na sede do Instituto de Identificação Tavares Buril (IITB), no Recife.
 
Com investimentos no valor de R,1 milhão de recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP), o laboratório conta com os mais modernos equipamentos de perícias, aumentando a integração com as delegacias de todo o Estado para o suporte na elucidação de crimes e a produção de laudos.
 
A inauguração contou com a participação da govrnadora Raquel Lyra (PSDB).
 
"Sabemos que para combater a criminalidade, de maneira organizada, precisamos garantir condições para que os profissionais façam a investigação da melhor forma possível, e hoje estamos dando um passo importante nesse sentido. Temos assegurado novos investimentos para a segurança pública de Pernambuco sem a limitação de recursos que havia no passado, porque segurança pública, para nós, é prioridade", garantiu Raquel Lyra.
Provas

De acordo com o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, o laboratório será de grande importância na produção de provas técnicas para a instrução de investigações policiais.

Laboratório forense foi inaugurado nesta quinta (21)  (Foto: Rafael Vieira/ DP)
Laboratório forense foi inaugurado nesta quinta (21) (Foto: Rafael Vieira/ DP)
"Precisamos subsidiar a instrução do inquérito com o maior número de provas técnicas, para que a investigação não dependa só do testemunho da vítima ou das testemunhas, porque isso pode mudar com o tempo. Uma prova técnica, porém, é irrefutável", ressaltou o titular da pasta.

Presente na solenidade, o deputado estadual Antônio Moraes celebrou a entrega do equipamento. "A inauguração desse espaço é importantíssima para que a polícia possa se atualizar para fazer uma investigação cada vez mais profissional, para que possamos chegar às autorias dos crimes", pontuou o parlamentar.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.