Vida Urbana

Pacientes e servidores do HR denunciam dias de calor por causa de pane no ar-condicionado

Direção da unidade, no Derby, na área central do Recife, disse que defeito foi registrado durante o fim de semnana e que já estaria superado

HR ficano Derby, na área central do Recife

Queixas
 
Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o pacientes que estão internados na unidade reclamando do forte calor.
 
No vídeo, eles dizem que houve até prejuízo para os atendimentos e cirurgias.
 
Uma imagem que viralizou nas redes mostra uma acompanhante de um paciente que está internado na unidade reclamando da situação. 
O paciente aparece suado e incomodado com o calor. 
 
“Olha a quentura. Chega a testa dele (paciente) tá brilhando. É todo mundo no calor sem esses ar-condicionados que não pegam. Olha o menino se abanando ali”, reclama a acompanhante que filmou e publicou o vídeo denunciando a situação. 
 
Um funcionário do HR, que entrou em contato com o Diario de Pernambuco para denunciar a falta de refrigeração na unidade, diz que o problema vêm acontecendo desde semana passada.
 
Sem querer ser identificado, o profissional que atua no bloco cirúrgico da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), disse que os médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem estavam trabalhando em condições precárias. 
 
“Ninguém tá conseguindo trabalhar com dignidade aqui. Os médicos suspenderam algumas cirurgias porque não tem condições de trabalhar no forte calor. No meu setor está insuportável de se trabalhar. A refrigeração é essencial para dar continuidade ao atendimento humanizado aos pacientes. Mas como é que se trabalha nessas condições?”, reclamou o funcionário. 

O que diz a direção do HR

Procurado pela reportagem do Diario de Pernambuco, a assessoria de Imprensa do HR disse por meio de nota que: “O Hospital da Restauração (HR) explica que um corte de energia, durante o último fim de semana, provocou uma avaria no sistema de refrigeração da sala cirúrgica, o que exigiu manutenção. A equipe de Infraestrutura e Engenharia do hospital e a empresa responsável pela climatização restabeleceram o funcionamento do sistema na manhã desta terça-feira (12)”. 

Sindicato

Por nota, o  Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe) disse que, assim que soube dos problemas, contactou a direção da unidade em busca de soluções para a normalização do serviço. 
 
"A direção do HR afirmou que o problema já estava solucionado e que a rotina do equipamento de saúde, a exemplo das cirurgias eletivas, haviam voltado à normalidade", acrescentou. 

A equipe do Diario também procurou Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) e aguarda retorno. 

Leia a notícia no Diario de Pernambuco