Vida Urbana

Chuva no Grande Recife: saiba o porquê de tantos trovões e relâmpagos

Moradores do Região Metropolitana do Recife tem notado crescimento na quantidade de raios, relâmpagos e trovões


 

A intensidade de trovões e relâmpagos chamou a atenção de moradores do Grande Recife nas últimas chuvas, motivandos vários publicações nas redes sociais.

 

Ao Diario de Pernambuco, o meteorologista da Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac) Fabiano Prestrelo explicou a causa do fenômeno.

 

“Essas chuvas de abril vieram acompanhadas de raio, relâmpago e trovão porque tanto os oceanos quanto a atmosfera continuam muito aquecidos. As temperaturas elevadas contribuem para a gente ter fenômenos meteorológicos mais intensos”, afirmou.

 

[VIDEO1] 

 

O meteorologista também apontou que as recentes precipitações têm características de chuva de verão. 

 

“As chuvas continuam se comportando como se fossem chuvas de verão. Elas vêm na forma de pancada e, algumas vezes, associadas a raios, relâmpagos, trovões, e dependendo da situação, até granizo. A gente já registrou no ano passado mesmo, principalmente no Agreste e Sertão, a ocorrência de granizo”, disse. 

 

Para Fabiano, a expectativa é de que o inverno traga chuvas “mais características”. 

 

“A gente está aguardando que, após essa transição, tenhamos um inverno com chuvas mais características, que são aquelas chuvas mais finas, porém, que duram praticamente o dia todo. Aquela chuvinha mais leve, mas constante”, explicou.

 

PREVISÃO
 
De acordo com a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a quarta-feira (10) no Recife será nublada, com pancadas de chuva e trovoadas isoladas ao longo do dia, até a noite. 
 
Ainda segundo a previsão do órgão, até o fim da semana, o tempo será “encoberto com pancadas de chuva e trovoadas isoladas”. 

 

Leia a notícia no Diario de Pernambuco