Vida Urbana

Conheça a moeda digital social lançada pelo Recife e saiba como ganhar brindes e vales para andar de ônibus e bicicleta

Segundo a prefeitura, a "Capiba", que foi lançada nesta terça (2), é pioneira entre as capitais brasileiras

Moeda social Capiba foi lançada no Recife

Assim, usando a plataforma Conecta Recife, na internet, a população poderá trocá-las por prêmios, produtos e benefícios de lazer e atividades físicas. 
 
Entre as vantagens listadas pela administração municipal estão a troca de valores acumulados em "Capibas" por créditos e poder utilizar em diversas formas, como: andar de ônibus ou bicicletas, além de pegar vales de compras em empresas parceiras.
 
O lançamento aconteceu no auditório do Moinho Recife, no Bairro do Recife, na área Central da capital, e contou com a participação do prefeito João Campos (PSB).
 
Segundo a gestão municipal, a iniciativa tem o objetivo de estimular a convivência entre a população com a cidade, de maneira saudável. 

Uma das principais portas de entrada será a prática de atividades físicas.
 
Então, inicialmente, existem três formas de acumular a moeda Capiba. 

Fazer o check-in nas academias da cidade, confirmado pelo professor;  responder ao quiz interativo, com perguntas e respostas da prefeitura, e o compartilhamento no botão se amostre, onde você pode divulgar status com seus amigos nas redes sociais, e assim acumular Capibas e trocar por uma série de prêmios dentro da feirinha que fica disponível no Conecta Recife.

Prefeito João Campos ressaltou importância de atividades físicas

Como fazer
 
Para conseguir juntar as moedas digitais, a pessoa deve baixar o aplicativo Conecta Recife, acessar a plataforma e cumprir desafios lançados pela iniciativa.
 
A cada fase desses desafios, as pessoas acumulam valores na moeda "Capiba" dentro da própria carteira digital. 
 
De acordo com o Executivo municipal, após acumular as moedas, a pessoa poderá trocar os montantes pelos benefícios por meio da aba no aplicativo chamada de  “feirinha”. 

Como trocar as moedas

Segundo a PCR, para trocar as "Capibas" por brindes é preciso participar das atividades que são lançadas dentro do próprio aplicativo.

Lá, estão as "Academias Recife" e no "Cross Recife". 

Após isso, é preciso agendar e confirmar a presença nas aulas pelo aplicativo Conecta Recife, 

Desta forma, as Moedas Capiba são acumuladas automaticamente. 

Outras formas de ganhar moedas é responder a um "Quiz" (jogo de perguntas e respostas) e compartilhar os desafios com outros contatos. 

Passo a passo

Para começar a acumular as Moedas Capiba, a pessoa deve entrar no Conecta Recife usando senha e login; na parte superior do aplicativo há o símbolo do cifrão ($), é só clicar nele e o usuário do sistema vai encontrar todos os desafios lançados. 

Nesse mesmo espaço é possível acompanhar o número de Moedas Capiba e conferir os produtos disponíveis para as trocas na ‘feirinha’, como créditos do VEM, cupom da 99 e do BikePE e vale compras de empresas parceiras. 

Sobre a Moeda Capiba 

Segundo a gestão municipal, a iniciativa passa a compor as funcionalidades oferecidas dentro do aplicativo Conecta Recife, disponível gratuitamente para modelos de celulares Android e iOS. O objetivo é incentivar hábitos saudáveis e melhorar a relação entre as pessoas e o Recife. 

Ainda segundo o Executivo Municipal, os cidadãos agora terão acesso a desafios de diferentes áreas, como esportes, saúde, meio-ambiente, cultura, por exemplo, desde que estejam relacionados com a prestação de serviços da Prefeitura do Recife.
 
Concluída as etapas dos desafios, cada participante ganha as Capibas, que depois podem ser trocadas por prêmios e produtos como ingressos, cupons, vale compras e benefícios em diversas áreas, como alimentação, transporte, comunicação e lazer.

Além das Capibas, as pessoas podem acumular selos e avançar de níveis em diferentes desafios. 
 
Mais à frente será possível participar de desafios coletivos, deixando ainda mais divertida e desafiadora o acúmulo de moedas para ganhar os prêmios.

Nome
 
O nome Capiba é uma referência ao Rio Capibaribe, que corta o Recife.
 
Na língua tupi, Capibaribe significa na "água de capivara ou dos porcos selvagens".
 
Também é uma forma de homenagear as capivaras, animais que vivem nas margens desse curso d'água.

Leia a notícia no Diario de Pernambuco