Vida Urbana

Dia do Jornalista é comemorado neste domingo (7)

A data foi instituída em 1931 pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI); o Diario de Pernambuco reuniu três personagens importantes da história do jornal para comentar sobre o papel do jornalista

Pautar, apurar, escrever e informar fatos relevantes e verídicos para a população. Essas são algumas das principais funções dos jornalistas, que desempenham um papel importante na manutenção da democracia, da proteção de direitos e liberdades individuais através de notícias regionais, nacionais e internacionais. Neste domingo (7), os profissionais são celebrados e reconhecidos pelo Dia Nacional do Jornalista. 

 

[SAIBAMAIS] 

 

A data foi criada pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI) em 1931 com o objetivo de homenagear o jornalista e médico brasileiro Giovanni Battista Líbero Bandaró, assassinado por seus opositores políticos em 1830, em São Paulo. A morte dele contribuiu para o início do movimento popular responsável pela abdicação de Dom Pedro I do trono brasileiro em abril do ano seguinte. Além da homenagem, o Dia do Jornalista também é um lembrete dos perigos que os jornalistas estão sujeitos no exercício da profissão.

 

Para Carlos Frederico Vital, presidente do Diario de Pernambuco, os jornalistas são os maiores responsáveis pela trajetória de prestígio do veículo no cenário jornalístico brasileiro. “O Diario de Pernambuco é um patrimônio do estado e de todos os brasileiros e brasileiras. É um grande orgulho para mim poder fazer parte deste jornal, no momento em que caminha para chegar ao seu bicentenário. Poucas empresas privadas têm esse privilégio. E só podemos chegar a este marco inédito com a colaboração e compromisso dos nossos jornalistas com a democracia, ética e verdade dos fatos”, homenageia. 

 

Conheça os nomes do jornalismo do Diario de Pernambuco  

 


 

Para comemorar a data, o Diario de Pernambuco reuniu três personagens importantes da história do jornal para comentar sobre os desafios e o papel do jornalista na sociedade. 

 

Paula Losada 

 

A diretora de jornalismo e colunista do Giro, Paula Losada, atua há 37 anos na imprensa pernambucana, sendo mais de 30 anos no Diario de Pernambuco. A jornalista iniciou sua história no jornal na editoria de Economia em junho de 1987. Foi estagiária, repórter, editora assistente, editora, editora de reportagem, colunista, chefe de reportagem e diretora de redação.

 

“Tenho o privilégio de fazer parte de uma geração de jornalistas que testemunhou inúmeras transformações nas redações, no jornalismo, no fazer jornalístico”, comenta. A diretora chegou ao jornal quando os repórteres ainda datilografavam os textos em máquinas de escrever nas laudas que tinham a logo do jornal e utilizando papel carbono para fazer as cópias enviadas aos copydesks. “A  informatização da redação só se deu em meados dos anos 1990. A partir daí, surgiu o portal e, anos depois, os perfis nas redes sociais e o canal no YouTube. O celular também foi totalmente incorporado à vida dos jornalistas e do jornalismo”. 

 

A colunista também passou por outros veículos, onde atuou como editora executiva e editora chefe, pela Prefeitura do Recife e secretarias municipais. Atualmente, divide suas atividades entre o Diario de Pernambuco e a Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), onde se graduou em jornalismo e fez pós-graduação em Ciência Política. 

 

Para Paula Losada, um dos principais desafios do jornalismo hoje é manter a relevância em meio a uma onda cada vez maior de desinformação. “Me orgulho imensamente da profissão que escolhi e da trajetória que construí com a colaboração e apoio de muitos colegas, fontes e dirigentes com os quais tive oportunidade de conviver”.

 

Cleodon Coelho 

 

Formado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Cleodon Coelho teve os seus primeiros textos jornalísticos publicados pelo Diario de Pernambuco. Com anos de experiência no Rio de Janeiro na produção do roteiro de programas da TV Globo, como Video Show, TV Globinho, Domingão do Faustão e Encontro, o jornalista retornou ao Diario após 30 anos para assinar a coluna social Giro, ao lado de Paula Losada.

 

“A minha primeira matéria no Diario foi sobre a Madonna, que estava lançando disco, clipe, filme e o livro Sex, para o Viver em 1992. E eu guardo essa matéria até hoje”, lembra o colunista. “Corta para 2024, e vem esse convite para voltar para o DP. O melhor dessa volta é a chance de poder dividir a coluna com Paula Losada, uma jornalista tão respeitada e que sempre me acolheu com carinho ao longo dos anos”. 

 

Outro ponto positivo para o colunista é estar em um jornal vivo e pulsante, com versão impressa e produzido com o mesmo carinho e cuidado de 30 anos atrás. Com a coluna social, Cleodon traz um olhar diferente sobre temas de diversas editorias: política, economia e artes. 

 

“O grande desafio é a concisão, é dar a notícia em poucas linhas procurando manter o impacto”, explica o jornalista sobre a produção do conteúdo do Giro. “Fico muito feliz de ver um jornal ainda impresso, nessa era completamente digital. Outro desafio é exatamente a rapidez com que as notícias ficam ‘velhas’. Mas o importante é que o jornal segue vivo, assim como a nossa profissão de jornalista”.

 

Augusto Leite 

 

Outro nome importante para o sucesso e grandes resultados do Diario de Pernambuco em todas as suas versões (impresso, portal e redes sociais) é o diretor de redação, Augusto Leite, responsável pela coordenação de diversos setores do jornalismo dentro do jornal. 

 

“A sociedade nunca precisou tanto do jornalismo como precisa agora, em um momento em que somos bombardeados 24 horas por informações, muitas delas falsas ou completamente irrelevantes. Acredito que temos um papel importante no processo de formação das mais diversas comunidades”, conta. Com uma equipe competente, que mescla profissionais jovens e experientes, o Diario de Pernambuco vem mantendo seu prestígio com a publicação de notícias em primeira mão e com a checagem essencial dos fatos.  

 

Formado pela UNIAESO, Augusto Leite está prestes a completar um ano no comando da redação do Diario de Pernambuco. Durante o período, o diretor já conquistou ótimos resultados nas redes sociais. Na cobertura do Carnaval, o jornal alcançou 40 milhões de impressões somadas em todas as plataformas digitais. 

 

“Os desafios são inúmeros, uma vez que precisamos nos reinventar diariamente, como tudo hoje em dia, então é preciso estar sempre antenado às novas maneiras de comunicar, sem perder jamais a essência de ser final à informação”, finaliza.  

Leia a notícia no Diario de Pernambuco