Vida Urbana

Dor, emoção e revolta marcam velório de duas das cinco vítimas fatais da "Tragédia da Páscoa", em Jaboatão

A missa foi celebrada pelo arcebispo de Olinda e Recife, Dom Paulo Jackson

A missa de corpo presente de Edson e Amauri está sendo celebrada pelo arcebispo de Olinda e Recife, Dom Paulo Jackson

O velório aconteceu na quadra da Escola Adelaide Pessoa Câmara, que fica ao lado do local onde o micro-ônibus atropelou fiéis durante uma procissão, resultando em cinco mortes confirmadas e cerca de 20 feridas no Conjunto Marcos Freire.

O arcebispo Metropolitano, Dom Paulo Jackson celebrou a missa de corpo presente de duas das cinco vítimas da tragédia, em Marcos Freire, em Jaboatão dos Guararapes

A cerimônia fúnebre reuniu centenas de pessoas que vieram prestar o último adeus e pedir Justiça pela morte dos devotos.
 
“É injusto e foi uma fatalidade que poderia ter sido evitada. Eu espero que ele [o motorista] não fique impune, porque ele sabia o risco, sabia que o ônibus estava sem freio e não fez nada para não atingir as pessoas. Infelizmente, ele não pensou em tirar esse ônibus para outro lado ou buzinar para dar uma alerta, isso aí, nada, ele fez. Eu conversei com ele [o irmão] no sábado e recebi a notícia ontem. Eu estava no meu trabalho e recebi a notícia pelo meu sobrinho. Até então eu não sabia que ele tinha falecido É desesperador perder um irmão muito querido”, lamentou a orientadora socioeducativa Edila Barbosa, de 51 anos, que veio de São Paulo para o velório do irmão Edson.
 
“É uma situação difícil. A gente recebeu a notícia através de amigos e também pela rede social e a situação é triste. Perdeu um ente querido em um desastre deste e pela causa em si, um ônibus desgovernado. A gente até então não sabe a culpa real dessa situação, se é humana, se foi pelo motorista, se é mecânica. No momento a gente só tem que dar apoio à família, dar o amparo necessário e deixar na mão de Deus para ele cuidar desses corações feridos e desta situação. A gente que convive nesta área de Marco Freire e em outras áreas que o transporte municipal é utilizado se depara com algumas situações assim. Ônibus que não estão mecanicamente, fisicamente estruturados e ficam a desejar para os passageiros, também tem a questão de fiscalização referente ao trabalho do motorista. Pode-se dizer que sim, talvez seja uma tragédia anunciada, mas a gente fica na expectativa que se resolva isso dentro da justiça”, Hugo Costa, de 45 anos, marido da sobrinha de Amauri.
 
Além de Edson e Amauri, outras três pessoas morreram e outras 16 ficaram feridas após serem atingidas por um micro-ônibus durante a procissão no bairro de Marcos Freire, em Jaboatão dos Gurararapes.  
 
O acidente foi causado após o veículo perde ro controle. O  Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) informou que mobilizou dez ambulâncias dos municípios do Recife, Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho e Moreno para a ocorrência. Os bombeiros também atuaram no atendimento.
 
O motorista permissionário envolvido no atropelamento já prestou depoimento à polícia. Segundo a Polícia Civil, como ele se apresentou espontaneamente, irá responder em liberdade.
 
 
 

Leia a notícia no Diario de Pernambuco