Vida Urbana

Secretaria de Saúde abre 36 leitos infantis no Hospital de Palmares para enfrentar doenças respiratórias

A secretaria pretende abrir novos leitos infantis na Zona da Mata Norte e no Sertão do Estado.

Segundo a secretaria, as doenças do sistema respiratório foram a principal causa de internação entre crianças no ano de 2023 em Pernambuco

Novos 36 leitos assistenciais foram abertos no Hospital Regional de Palmares (HRP), pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) nesta segunda-feira (1º). O objetivo é enfrentar doenças respiratórias transmitidas por vírus que têm contaminado as crianças.

Os leitos foram distribuídos da seguinte forma: 10 leitos de terapia intensiva pediátrica, 16 leitos de enfermaria neo/pediátrica e outros 10 leitos de UTI neonatal.

Os novos leitos agora fazem parte do sistema de Regulação Estadual e estão aptos a receber pacientes com quadros da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) para tratamento especializado. 

Segundo a secretaria, as doenças do sistema respiratório foram a principal causa de internação entre crianças no ano de 2023 em Pernambuco. O período entre os meses de março e agosto foram considerados os mais acentuados.

Para se antecipar e se preparar para o período, a Secretaria lançou o Plano de Contingência das Doenças Respiratórias Sazonais na Infância para o ano de 2024, no qual uma das medidas prévias foi a abertura de leitos voltados à assistência infantil, a fim de descentralizar os atendimentos e tratar de forma mais eficiente as crianças pernambucanas.

"Já abrimos 10 leitos de UTI pediátrica em Petrolina, ontem abrimos mais 36 leitos em Palmares e o nosso objetivo é continuar equipando os serviços para que as crianças com quadros respiratórios tenham toda assistência necessária", explica a secretária de Saúde, Zilda Cavalcanti. 

"Todo esse trabalho é possível porque temos como princípios: a responsabilidade, o entusiasmo e o cuidado humanizado por cada vida que temos a oportunidade de cuidar. É a interiorização da saúde e a descentralização do atendimento de alta complexidade em Pernambuco", confirmou a diretora geral, Karol Martins.

Durante esta semana, a SES-PE ainda pretende abrir novos leitos infantis na Zona da Mata Norte e no Sertão do Estado.

Gripe pode agravar doenças preexistentes

Um estudo promovido pela Sanofi em parceria com a ALS Perception mostrou que 68% dos brasileiros têm pouco ou nenhum conhecimento de que o vírus da gripe pode agravar doenças preexistentes, como problemas cardiovasculares e diabetes tipo 2, especialmente em idosos.

Apesar disso, o estudo demonstrou o desconhecimento da população na relação entre a gripe e o risco de desenvolver complicações cardiovasculares, como infarto e AVC (Acidente Vascular Cerebral), por exemplo. Apenas um quarto dos entrevistados afirmou saber sobre os riscos.
Além disso, o número de novos casos semanais de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) aumentou em todo o país, aponta o boletim Infogripe, divulgado na quinta-feira (7) pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Todas as regiões mostram crescimento, mas com distinção quanto aos vírus respiratórios. No Nordeste e no Norte, a influenza também registra aumento, especialmente na população adulta.

Leia a notícia no Diario de Pernambuco