Vida Urbana

Recife amplia vacinação contra a gripe para todas as pessoas acima de 6 meses

Doses estão disponíveis em 170 salas e em cinco centros de imunização do município

Vacina contra gripe está disponível no Recife

 
Medida

"A decisão de ampliar a vacinação contra a influenza para todas as pessoas acima de seis meses  reflete um movimento estratégico alinhado com as diretrizes do Ministério da Saúde. Essa medida busca não apenas fortalecer a imunização da população em geral, mas também contribuir significativamente na redução da morbidade e mortalidade associadas à gripe, especialmente durante períodos sazonais de maior incidência de doenças respiratórias", explica a gerente do programa de imunização do Recife, Nádia Carneiro.  Atualmente a cobertura da campanha, que iniciou com grupos prioritários no dia 13 de março, está em 28,58%. A meta preconizada pelo Ministério da Saúde é de 90% da população até o fim da campanha, 31 de maio de 2024.

Imunizante
 
A vacina contra influenza é atualizada anualmente para proteger contra as cepas mais recentes do vírus da gripe, demonstrando eficácia contra os tipos H3N2, H1N1 e Influenza tipo B neste ano.
 
É importante ressaltar que indivíduos com doenças febris agudas, moderadas ou graves, assim como casos confirmados de Covid-19, devem adiar a vacinação até a total recuperação, seguindo as recomendações médicas.

Orientações
 
Também conhecida como gripe, a Influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório.
 
É de elevada transmissibilidade no mundo todo, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais.
 
A transmissão ocorre por meio de secreções expelidas das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir e espirrar, ou pelo contato das mãos. Por isso, recomenda-se lavar as mãos regularmente e, se estiver com sintomas, usar máscaras.

Esquema
O esquema vacinal varia de acordo com a faixa etária. Para essa primeira fase da campanha, ela é administrada em dose única.
 
Já para crianças de 6 meses a menor de 6 anos, que serão incluídas na campanha posteriormente, são necessárias duas doses, a depender do esquema vacinal do ano anterior. Crianças nessa faixa etária que já tomaram esse imunizante antes só precisam de uma aplicação.

O que levar 
 
Para agilizar a vacinação, a Secretaria de Saúde do Recife recomenda que os usuários levem um documento de identificação, a carteira de vacinação e o cartão SUS (se tiverem esses dois últimos).

Leia a notícia no Diario de Pernambuco