Vida Urbana

Recife incentiva engajamento de jovem em ações de questões climáticas

Iniciativa prevê edital para financiar coletivos jovens que realizem atividades, nos seus territórios, relacionados ao tema

Compaz vai sediar evento da juventude

Como será
 
Uma das medidas do Jovens no Clima vai ser a criação de um edital para financiar coletivos jovens que realizem atividades, nos seus territórios, relacionadas às mudanças climáticas. 
 
Além disso, a iniciativa promoverá ainda a Assembleia Cidadã Climática para a Juventude. O lançamento desta quinta será um momento de reafirmação da urgência da pauta de resiliência climática nos contextos dos jovens do Recife.

Para o secretário Executivo de Juventude, Marcone Ribeiro, é muito importante possibilitar que os jovens atuem nessa pauta. 
 
"Nós estamos muito felizes de lançar o projeto Jovem no Clima, essa é uma oportunidade muito rica para nós promovermos a participação dos jovens da nossa cidade na discussão sobre as crises climáticas que nós já estamos vivenciando nos últimos tempos", afirmou ele. "Esse projeto dará a oportunidade desses jovens não só discutirem sobre a crise climática e entenderem como é que esses problemas podem ser resolvidos, como também vai dar a oportunidade de eles criarem soluções e captarem recursos através de um edital para implementar esses projetos", acrescentou.

A iniciativa Jovens no Clima conta com as parcerias de: Rede Conhecimento Social, Delibera Brasil, Bloomberg Philanthropies, United Cities and Local Governments e Bloomberg Center for Public Innovation, através do Fundo de Ação Climática.

Outras ações
 
Compreendendo que o Recife é a 16ª cidade mais vulnerável a mudanças climáticas no mundo, a Secretaria Executiva de Juventude definiu o tema "clima" como pauta estratégica desde 2021. 

A ideia é  desenvolver ações  com as juventudes no campo da formação, articulação e apoio a organizações e coletivos juvenis, e aproximação de atores estratégicos, como o Consulado Britânico. 
Um exemplo foi o 1º curso num município brasileiro sobre questões climáticas - o "Juventude no Clima", que foi realizado com foco em juventudes periféricas, em parceria com o Instituto Ayíka e o movimento Fridays For Futures, e que formou jovens líderes para incidirem em seus territórios.

Além disso, o secretário Marcone Ribeiro foi selecionado como um dos 40 líderes para o Programa Internacional de Formação de Lideranças Climáticas desenvolvido pela organização People Powered. A iniciativa formou lideranças sobre como construir e implementar uma Assembleia Cidadã Climática localmente.
 
A Sejuv também marcou presença nos Encontros Nacionais de Deliberação Cidadã no Município de Toritama (2023) e na Cidade de São Paulo (2024), realizados pela Delibera Brasil, organização que promove o desenvolvimento de estratégias de participação cidadã em tomadas de decisões.

Leia a notícia no Diario de Pernambuco