Vida Urbana

Reoneração da folha de pagamento: Sindicato de empresas de ônibus alerta para risco de aumento de tarifa

Urbana-PE divulgou nota oficial, nesta sexta (3), e disse que o transporte público é um dos 17 setores que mais empregam e que serão afetados pela medida

Tarifas de ônibus podem ter impacto com reoneração da folha

Conforme as duas entidades,  a desoneração da folha do setor de transporte público por ônibus urbano, que vem sendo aplicada desde 2013, substitui a contribuição previdenciária patronal, que corresponde a 20% sobre a folha de salários dos trabalhadores, por uma alíquota de 1% sobre o faturamento bruto das operadoras de transporte coletivo. 

"Como resultado, há uma redução nos custos totais do serviço, já que a mão de obra é o principal item de custo da operação. A redução do custo foi repassada para as tarifas públicas ao longo da última década e impactou positivamente no bolso dos passageiros dos ônibus urbanos, que realizam 35 milhões de viagens diariamente em todo o Brasil, além de ter contribuído para o controle da inflação. Esses benefícios serão revertidos caso o STF decida acatar o pedido do governo, pela reoneração imediata da folha, contrariando legislação amplamente discutida e aprovada pelo Congresso Nacional", observaram as entidades. 

Leia a notícia no Diario de Pernambuco