A Lei Seca completa, nesta quarta (19), 16 anos. A medida entrou em vigor em 2006 para tentar impedir que motoristas pegassem o voltante depois de ingerir bebidas alcoólicas.
Para marcar essa data, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) fez um levantamento e apontou a queda do número de acidentes envolvendo motoristas bêbados, tanto no Estado como no Brasil.
A norma institui tolerância zero para motoristas que dirigem após consumir bebidas alcoólicas.
Também definiu a conduta como infração de trânsito gravíssima, sujeitando o infrator a multas e suspensão do direito de dirigir por doze meses.
Números em Pernambuco
Os dados divulgados pela PRF relativos a Pernambuco seguem a tendência nacional de redução na ocorrência de sinistros decorrentes de embriaguez ao volante.
Em 2023, cerca de 148,3 mil motoristas que circulavam por BRs pernambucanas fizeram o teste de alcoolemia.
Em 283 casos ficou constatada a ingestão de álcool, e outras 1.752 pessoas foram autuadas pela recusa ao "bafômetro".
De acordo com a corporação, no ano passado, foram atendidos 142 acidentes, com 134 feridos e oito mortes.
Na comparação com 2019, a diminuição foi de 44,9%.
A queda no número de mortes foi ainda mais expressiva, marcando 81%. Em 2019, 33 pessoas perderam a vida.
2024
Este ano, até agora, a PRF atendeu 64 sinistros, com 54 feridos e quatro mortes.
Do total, 14 foram registrados na BR-428, que assumiu a liderança dentre as rodovias.
Nestes seis primeiros meses de 2024, mais de 52 mil testes do "bafômetro" foram aplicados; 69 condutores ingeriram bebidas alcoolicas antes de dirigir e 615 se recusaram a passar pelo “bafômetro”.
Ranking
Em 2023, o ranking das rodovias federais em território pernambucano em que sinistros relacionados ao consumo de álcool são mais registrados estão as BRs 232, 101 e 423.
No último ano, a BR-232 liderou o ranking com 50 sinistros, 57 feridos e cinco mortos.
No Brasil
Em 2023 a PRF realizou, em todo o País, mais de 50 mil ações específicas para fiscalizar condutas de motoristas envolvendo álcool e direção.
A corporação apontou que, no ano passado, o registro de acidentes de trânsito provocados por motoristas que tinham bebido foi o menor em cinco anos, no Brasil.
Na comparação com 2019, ano pré-pandemia de Covid, que restringiu a fiscalização presencial, a queda foi de 33,6%.
As estatísticas de mortes e feridos nestes sinistros, na comparação entre os mesmos períodos, também tiveram queda.
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