Cadernos

DP+

Blogs

Serviços

Portais

Vida Urbana

Benção de crianças e distribuição de pães marcam Dia de Santo Antônio no Recife

Dezenas de fiéis se reuniram no Convento de Santo Antônio neste dia 13

O dia chuvoso no Recife não atrapalhou os fiéis de celebrarem Santo Antônio neste 13 de junho, dia dedicado ao santo. No Convento de Santo Antônio, no bairro de mesmo nome, a programação começou cedo.

Um dos momentos mais especiais foi a bênção de crianças, pães e lírios. 


“Ele foi aquele que foi amante dos pobres, ele distribuía pães para as pessoas que não tinham o que comer. Nós, católicos, acreditamos que recebendo este pão abençoado e levando para casa, nunca vai faltar comida na sua mesa”, contou o frei Vitor Batista ao Diario.

O lírio simboliza a pureza de Santo Antônio. “As pessoas levam a flor para casa pedindo a Deus que purifique seus corações, os livrando de maldades e de tudo aquilo que não faz parte do amor de Deus para conosco”, disse. 

Além de ser conhecido como o “santo casamenteiro” e amante dos pobres, Santo Antônio é considerado padroeiro das crianças. 
 
“As crianças são aqueles que mais são amados por Deus, os pobres e as crianças, porque são inocentes. Segundo a tradição, Santo Antônio recebeu da Virgem Maria, enquanto estava no seu quarto, a visão dele recebendo o menino. Então, Nossa Senhora vem até ele e apresenta o menino Jesus a Santo Antônio, por isso ele carrega o menino no colo”, completou.



Devota desde pequena, Luciene Ferreira, de 64, acredita que sua família recebeu várias graças do santo. “Minha tia pediu a Santo Antônio pela aposentadoria dela, ela tinha miopia, glaucoma, ritimia. Ela não chegou a perder a visão, mas depois que pediu, ela melhorou bastante e conseguiu se aposentar aos 55 anos. Além da aposentadoria, ela pediu que Santo Antônio desse a aposentadoria, também, da filha dela que era especial, minha madrinha. E ele deu. Não foi uma graça, foram graças. Ele abençoou e abençoa a minha família”, relatou.

Leia a notícia no Diario de Pernambuco