Benção de crianças e distribuição de pães marcam Dia de Santo Antônio no Recife

Dezenas de fiéis se reuniram no Convento de Santo Antônio neste dia 13

Publicado em: 13/06/2024 18:44 | Atualizado em: 13/06/2024 18:44

Um dos momentos mais especiais foi a bênção de crianças, pães e lírios (Foto: Rafael Vieira/DP)
Um dos momentos mais especiais foi a bênção de crianças, pães e lírios (Foto: Rafael Vieira/DP)
O dia chuvoso no Recife não atrapalhou os fiéis de celebrarem Santo Antônio neste 13 de junho, dia dedicado ao santo. No Convento de Santo Antônio, no bairro de mesmo nome, a programação começou cedo.

Um dos momentos mais especiais foi a bênção de crianças, pães e lírios. 

Tradicionalmente, os pães bentos são distribuídos aos fiéis, representando a dedicação de Santo Antônio aos pobres.
 (Foto: Rafael Vieira/DP)
Foto: Rafael Vieira/DP

“Ele foi aquele que foi amante dos pobres, ele distribuía pães para as pessoas que não tinham o que comer. Nós, católicos, acreditamos que recebendo este pão abençoado e levando para casa, nunca vai faltar comida na sua mesa”, contou o frei Vitor Batista ao Diario.

O lírio simboliza a pureza de Santo Antônio. “As pessoas levam a flor para casa pedindo a Deus que purifique seus corações, os livrando de maldades e de tudo aquilo que não faz parte do amor de Deus para conosco”, disse. 

Além de ser conhecido como o “santo casamenteiro” e amante dos pobres, Santo Antônio é considerado padroeiro das crianças. 
 
“As crianças são aqueles que mais são amados por Deus, os pobres e as crianças, porque são inocentes. Segundo a tradição, Santo Antônio recebeu da Virgem Maria, enquanto estava no seu quarto, a visão dele recebendo o menino. Então, Nossa Senhora vem até ele e apresenta o menino Jesus a Santo Antônio, por isso ele carrega o menino no colo”, completou.

Uma das crianças a ser abençoada na cerimônia no Convento foi João Vitor Vital, de 11 anos. Sua mãe, Juliana Vital, contou que há cerca de um ano Santo Antônio encontrou formas de se aproximar do filho. 
 (Foto: Rafael Vieira/DP)
Foto: Rafael Vieira/DP

“Santo Antônio sempre deu um jeito de chegar até João. Ele ganhou um tercinho, ganhou um bonequinho. Na Jornada da Juventude, no ano passado, em que Santo Antônio era padroeiro, a gente percebeu que ele estava tentando se aproximar de João”, contou Juliana. 
 
“Eu ganhava alguma coisa de Santo Antônio, e assim que eu ganhava, acontecia alguma coisa boa. Hoje a gente veio até a missa de para benzer meu bonequinho, mas também ia ter a missa para benzer as crianças que a gente nem sabia. Tudo isso exatamente no dia que eu teria que vir para cá por um motivo pessoal. É uma coincidência muito grande. Eu sinto que ele tá aqui para me ajudar”, afirmou João. 
 (Foto: Rafael Vieira/DP)
Foto: Rafael Vieira/DP

Devota desde pequena, Luciene Ferreira, de 64, acredita que sua família recebeu várias graças do santo. “Minha tia pediu a Santo Antônio pela aposentadoria dela, ela tinha miopia, glaucoma, ritimia. Ela não chegou a perder a visão, mas depois que pediu, ela melhorou bastante e conseguiu se aposentar aos 55 anos. Além da aposentadoria, ela pediu que Santo Antônio desse a aposentadoria, também, da filha dela que era especial, minha madrinha. E ele deu. Não foi uma graça, foram graças. Ele abençoou e abençoa a minha família”, relatou.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL