Cadernos

DP+

Blogs

Serviços

Portais

Vida Urbana

Dia de São João: Confira a programação de paróquias e capelas no Grande Recife

João Batista nasceu de um milagre e o seu nascimento é celebrado neste dia 24 de junho.


 
Seis meses antes do Natal, religiosos de todo o mundo celebram o dia de São João. Conhecido como o último dos profetas do Antigo Testamento de Jesus Cristo, João Batista nasceu de um milagre e o seu nascimento é celebrado neste dia 24 de junho.
 
Ao lado da Virgem Maria, mãe de Jesus, João Batista é um dos poucos santos em que é celebrado no dia de seu nascimento.
 
“Quando Nossa Senhora recebe o anúncio do anjo que ela vai conceber a Jesus, Santa Isabel já estava grávida há seis meses, a mãe de São João. Então a tradição fixou no dia 24 de junho o nascimento de São João", explica o padre Murilo Bentinho, vigário episcopal da Paróquia São Sebastião, no bairro do Cordeiro, na Zona Norte do Recife. Para o padre, João Batista pode ser definido como “aquele que prepara o caminho”. 
 
“É bem interessante o paralelo que se faz entre os dois anúncios no Evangelho de São Lucas um versículo 39 à 41. Quando Maria visita Isabel, a mãe de João, ela chega carregando Jesus no ventre, João se alegra com a presença dele que o ventre de Isabel estremeceu. Ela exclama: ‘bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto de teu ventre! Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar?’", contou.
 
Dessa forma, o dia de hoje, é marcado como uma data de música, festa e de lembrança ao santo. 
 
“É interessante que os fiéis não vão à igreja no dia 24. As pessoas vão às festas, pouca gente vai à missa no dia 24, pouca gente vai à igreja. Mas São João é um santo muito querido nosso. Nessa época ele é celebrado como São João do Carneirinho, como menino. A imagem do São João tem um carneirinho na mão para representar o Cordeiro de Deus, Jesus. É por isso que ele é chamado São João do Carneirinho”, declarou.
 
Mas, para quem quiser celebrar a vida de São João, paróquias e capelas em todo o Grande Recife, terão missas e procissões em nome do santo. 
 
Programação
 
Localizada no bairro do Sancho, no Recife, a paróquia de São João Batista é a mais antiga da Arquidiocese de Recife e Olinda. 
 
Às 10h, haverá uma Missa Solene com Dom Paulo Jackson, arcebispo de Olinda e Recife. À tarde, as 16h, procissão sairá da igreja matriz. Por fim, às 17h, haverá uma Santa Missa de encerramento da festa.
 
Na Paróquia do bairro de Comportas, em Jaboatão Dos Guararapes terá, às 16h, um Santo Terço e procissão do andor do padroeiro. Em seguida, às 17h, uma Santa Missa de encerramento da festa.
 
Em Itapissuma, Capela no bairro de Mangabeira, às 16h, haverá procissão com andor do padroeiro saindo da Rua Caruaru, nº 39. Em seguida, uma Santa Missa, às 17h, com Dom Fernando Saburido, arcebispo emérito de Olinda e Recife.
 
Por fim, em Vitória de Santo Antão, na Mata Sul do Estado, às 16h terá uma procissão com andor do padroeiro saindo às 16h da capela e missa às 17h.

Leia a notícia no Diario de Pernambuco