Forças Armadas

Exército realiza Operação Guararapes 2024

A meta é fazer um exercício de simulação construtiva

Publicado em: 27/06/2024 10:04 | Atualizado em: 28/06/2024 09:59

Comando Militar do Nordeste fica no Recife  (Foto: Arquivo)
Comando Militar do Nordeste fica no Recife (Foto: Arquivo)
O Exército Brasileiro realiza a Operação Guararapes 2024.
A meta é fazer um exercício de simulação construtiva.
 
Segundo a Força Armada, a  Operação Guararapes integra o Programa de Adestramento Avançado (PAA).
 
A ideia é manter a operacionalidade das tropas do Comando Militar do Nordeste (CMNE), para a garantia da soberania nacional e integridade territorial.
 
Como é 
 
Este ano, a operação ocorre no contexto de defesa do litoral.
 
No treinamento, "um invasor fictício realiza um desembarque anfíbio, com a conquista de uma cabeça de praia e posterior ultrapassagem de uma Força Terrestre (FT) para a conquista de objetivos profundos".
 
Etapas
 
A Guararapes 2024 iniciou com o planejamento de uma Operação de Defesa do Litoral, que ocorreu no período entre os dias 3 e 07 de junho.

Essa fase  contou com a participação das Grandes Unidades (GU) e Organizações Militares Diretamente Subordinadas (OMDS) da 7ª Divisão de Exército, além dos Grandes Comandos Administrativos (6ª, 7ª e 10ª Regiões Militares) e 1º Grupamento de Engenharia.

Nessa primeira etapa, realizada por meio de videoconferência, a 7ª DE contou com a colaboração da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército e da Escola de Artilharia de Costa e Anti-Aérea.

Dando continuidade ao adestramento, no dia 20 de junho, começou a execução da simulação construtiva e o Comandante da 7ª Divisão de Exército, General de Divisão Raul Rodrigues de Oliveira, emitiu sua Ordem de Operações para as tropas empregadas.
 
Outra etapa 
 
Após essa jornada, a partir do dia 24 até 28 de junho, serão avaliados o Comando e Estado-Maior da 7ª Brigada de Infantaria Motorizada e 10ª Brigada de Infantaria Motorizada, além do Comando e Estado-Maior do 16º Regimento de Cavalaria Mecanizado, da Força-Tarefa Martins Soares Moreno (da 10ª RM) e da Força-Tarefa Marechal Cantuária (da 6ª RM).
 
As atividades desenvolvem-se no Recife, no Comando da 10ª Brigada de Infantaria Motorizada, e do Rio de Janeiro-RJ, no Centro de Adestramento – Leste. 
 
Na Operação Guararapes estão sendo adestrados  militares dos oito estados da federação que compõe o Comando Militar do Nordeste, que conta com mais de 15.000 homens e mulheres atuando em prol da Defesa Nacional, nesta região de elevado valor estratégico para o Brasil e onde nasceu a Pátria. 


MAIS NOTÍCIAS DO CANAL