Mata Norte

Governo anuncia ampliação de abastecimento e redução de rodízio de água em 4 cidades

Serão beneficiados moradores de Carpina, Paudalho, Tracunhaém e Chã de Alegria, na Mata Norte do Estado

Publicado em: 27/06/2024 14:11 | Atualizado em: 27/06/2024 14:16

Estação está sendo implantada  (Foto: Governo de Pernambuco)
Estação está sendo implantada (Foto: Governo de Pernambuco)
O Governo de Pernambuco anunciou, nesta quinta (27), a ampliação do abastecimento de água em Carpina, Paudalho, Tracunhaém e Chã de Alegria, na Mata Norte do Estado. 
 
A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) começou  a instalar, na quarta (26), uma nova Estação de Tratamento de Água (ETA), compacta e com sistema de ultrafiltração.
 
Com isso, planeja aumentar em 25% a oferta de água para as quatro cidades atendidas pelo Sistema Integrado Paudalho. 
 
Assim,  o rodízio de abastecimento de água na região será reduzido.
 A iniciativa contou com investimentos de R$ 11 milhões e a previsão é que, até o final do próximo mês, 150 mil pessoas sejam beneficiadas.

"O acesso à água sempre será prioridade em nosso governo. Desde o início da gestão assumimos o compromisso de ampliar a oferta de água no nosso Estado, que tem um dos piores balanços hídricos do país. Com a nova estação na Mata Norte, levamos mais dignidade e qualidade de vida para toda a população", destacou Raquel Lyra.

Conforme o presidente da Compesa, Alex Campos, desde março, a companhia vem trabalhando para melhorar o abastecimento de água das cidades atendidas pelo Sistema Integrado Paudalho. "Finalizamos a primeira etapa desse projeto, com a requalificação dos filtros da Estação de Tratamento, permitindo a retomada do calendário de abastecimento que há meses vinha sofrendo perdas e em breve teremos mais esse incremento", explicou.

A chegada do equipamento ampliará em 50 litros por segundo a oferta de água para as quatro cidades, dando início à segunda etapa das intervenções para melhoria no abastecimento. A Estação de Tratamento de Água será compacta, em aço, e terá uma tecnologia de membranas que retêm partículas finas, micróbios e reduz a turbidez da água, se mostrando muito eficaz na produção de água potável.


MAIS NOTÍCIAS DO CANAL