Cadernos

DP+

Blogs

Serviços

Portais

Vida Urbana

Governo Federal vai construir policlínica no Recife através do Novo PAC

Ao todo, 55 unidades de saúde serão construídas em 24 estados brasileiros

As policlínicas estão incluídas no Programa Mais Acesso a Especialistas, que visa facilitar o acesso a exames especializados e consultas

O Recife vai receber uma policlínica que será construída pelo Governo Federal através do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), que visa viabilizar a construção de estruturas modernizadas e equipadas para o atendimento da população. O anúncio foi feito pelo Ministério da Saúde.

Com um investimento de R$ 1,65 bilhão, o programa contemplará a construção de 55 policlínicas em 24 estados, beneficiando mais de 19 milhões de brasileiros. 

“Essa é a primeira vez que policlínicas serão construídas com recursos federais. O valor médio por unidade chegará a R$ 30 milhões entre obras, equipamentos e mobiliário”, afirma Henrique Chaves, diretor de programa da Secretaria Executiva (SE) da pasta.

As policlínicas estão incluídas no Programa Mais Acesso a Especialistas, que visa facilitar o acesso a exames especializados e consultas. O encaminhamento é feito pela Equipe de Saúde da Família (ESF). 

A unidade de saúde que será construída também oferece exames gráficos e de imagem como ressonância magnética, tomografia e eletrocardiograma; consulta clínica de apoio ao diagnóstico com médicos de diversas especialidades como angiologia, cardiologia, oftalmologia e neurologia; e pequenos procedimentos como vasectomia, cauterização e biópsias em centro cirúrgico de baixa complexidade.

Além disso, a policlínica vai servir como espaço de formação, qualificação e fixação dos profissionais de saúde. Também, a partir da tecnologia da informação e da regulação interna, será um ponto de apoio à inteligência sanitária no território.

Leia a notícia no Diario de Pernambuco