Saúde

Prefeitura do Recife entrega Unidade de Saúde da Família Mais, no bairro Dois Unidos

USF%2b Bianor Teodósio contará com horário estendido de funcionamento, das 7h às 19h, ampliação no número de profissionais e aumento na área de cobertura

Publicado em: 21/06/2024 17:00

 O funcionamento permanece de segunda a sexta, porém o horário passou de 8h às 17h para de 7h às 19h (Foto: Marlon Diego/Prefeitura do Recife)
O funcionamento permanece de segunda a sexta, porém o horário passou de 8h às 17h para de 7h às 19h (Foto: Marlon Diego/Prefeitura do Recife)
A Unidade de Saúde da Família (USF) Bianor Teodósio, que estava em obras de expansão, foi entregue pela Prefeitura do Recife nesta sexta-feira (21). Agora, a unidade que fica no bairro de Dois Unidos, passa a ser denominada USF Mais (USF+). As obras fazem parte do Programa Recife Cuida.

Dentre as principais mudanças, estão a ampliação do horário de funcionamento de 40 horas para 60 horas semanais, a readequação de consultórios, a contratação de uma nova Equipe de Saúde da Família (ESF), indo de 20 para 28 profissionais, e o aumento da área de cobertura. Somente na parte de infraestrutura, foram investidos R$ 900 mil, oriundos do programa Recife Cuida, da Secretaria de Saúde. 

Durante as obras, toda a estrutura do local foi renovada, os revestimentos de pisos e paredes foram alterados, portas, janelas e forro foram substituídos e novas instalações elétricas e hidráulicas foram instaladas. O funcionamento permanece de segunda a sexta, porém o horário passou de 8h às 17h para de 7h às 19h.

A unidade está localizada na Avenida Hildebrando de Vasconcelos e reúne diversos serviços de saúde, como consultas médicas, odontológicas e de enfermagem, realização de curativo, acompanhamento de pré-natal, prevenção e aplicação de vacinas de acordo com o calendário vacinal. 

"Aqui na unidade Bianor Teodósio, em Dois Unidos, fizemos uma expansão, saímos de 20 para 28 profissionais. Ela foi requalificada, com mais de R$ 900 mil investidos, passando a ser uma uma USF , o que significa que ela passa a ter horário estendido. Vai das sete da manhã às sete da noite, saindo de uma carga horária de 40 horas na semana, para 60 horas. Isso é muito importante para ter uma maior área de cobertura, mais pessoas  atendidas, mais profissionais trabalhando e, com isso, ampliar a atenção básica de saúde da nossa cidade. Ficou novinha e ainda está maior do que era antes", afirmou o prefeito João Campos. 

A unidade está no processo de cadastramento de novos usuários e a expectativa é que 9,3 mil recifenses sejam atendidos no local. 

"A Saúde do Recife está cada vez mais perto da população, e a Atenção Básica em breve estará ao alcance de 100% dos recifenses. Isto significa ir além das melhorias quantitativas: trata-se de uma nova forma de prestar uma assistência de qualidade, promovendo uma maior coordenação do cuidado e facilitando o fortalecimento do vínculo entre usuário e profissional. A partir da uma escuta qualificada, as ESFs terão mais capacidade de identificar e atender as reais necessidades de saúde dos usuários", afirmou a secretária de Saúde, Luciana Albuquerque.

A moradora Luzinete do Nascimento foi conferir de perto as melhorias na unidade. "Era muito difícil antes. Para pegar a ficha, a gente ficava lá fora, tinha que chegar cedo e fazia muito medo. Agora, estou maravilhada com as mudanças. A recepção tá um show de bola, a farmácia tá chiquérrima, com o ar funcionando, mudou bastante mesmo. Essas mudanças vão melhorar a saúde de todos nós", elogiou. 

A moradora Miriam Marques, de 58 anos, também foi ver a mudança na unidade. "Aqui era um lugar bem pequeno, tinham poucos atendimentos. Eu ia para Upinha para fazer tratamento no dente. Agora vou poder ser atendida aqui, que é muito mais perto de casa. Aqui está bonito, bem distribuído as salas, mais consultórios. Está tudo muito bonito", disse a usuária. 

De acordo com a gestão, desde 2021, 360 intervenções de engenharia, a exemplo de requalificações e manutenções gerais, foram feitas em unidades da rede de saúde do Recife através do Programa Recife Cuida.

Entre as unidades novas entregues pela atual gestão, estão a UPAE Doutor Cyro de Andrade Lima, na Mustardinha, e a USF Mais Encanta Moça Doutor Guilherme Robalinho, no Pina, e um Centro TEA na UPA-E do Ibura.

Tags: usf | recufe | saúde |