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Metrô do Recife: projeto da CBTU prevê resolução de problemas estruturais com R$ 1,7 bilhão

Projeto foi enviado ao Governo Federal, que é responsável pelos investimentos no sistema

Publicado em: 27/06/2024 19:35 | Atualizado em: 27/06/2024 21:42

O projeto enviado ao Ministério das Cidades é dividido em quatro pilares a serem efetivados em quatro anos (Foto: Divulgação)
O projeto enviado ao Ministério das Cidades é dividido em quatro pilares a serem efetivados em quatro anos (Foto: Divulgação)
Os recentes problemas na parte aérea do Metrô do Recife causaram transtornos a mais de 180 mil pessoas que utilizam o transporte diariamente e expuseram, mais uma vez, a falta de investimento neste setor. Diante disso, um documento elaborado pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) foi enviado ao Ministério das Cidades com um projeto que propõe melhorias para o transporte ferroviário da Região Metropolitana.

O metrô sofreu três paralisações em pouco mais de uma semana por avarias nos cabos elétricos, que precisam ser remendados em uma manutenção que leva horas. Neste ano, foram cinco paralisações registradas nos meses de março, abril e junho. Segundo o projeto da CBTU, é necessário o investimento de R$ 1,7 bilhão por parte do Governo Federal para restabelecer uma operação mais estável do sistema.
 (Foto: Sandy James/DP)
Foto: Sandy James/DP

Em entrevista ao Diario de Pernambuco, a superintendente da CBTU, Marcela Campos explicou que “desde que o governo Lula começou, a companhia preparou, através da manutenção, da operação e da área de planejamento, um documento para levar ao Ministério das Cidades com o que o metrô precisaria para que ele fosse tirado do vermelho. Na verdade, o investimento é muito maior. São mais de R$ 3 bilhões, pois são mais de 40 anos de operação [do metrô] sem nenhum grande de modernização e a frota é a mesma”.

O projeto enviado ao Ministério das Cidades é dividido em quatro pilares a serem efetivados em quatro anos. A princípio, seria necessário o valor de R$ 866 milhões + R$ 900 milhões para aquisição da nova frota que substituirá a antiga.

Até o início do ano, a Companhia só possuía R$ 30 milhões e recebeu, recentemente, um sinal de inclusão no PAC, que garante um investimento de R$ 136 milhões para a primeira etapa do projeto, que seria de R$ 252 milhões. Na terça-feira (25), foi informado que um aditivo do Governo Federal pode chegar aos R$ 200 milhões, caso as licitações sejam concluídas no próximo semestre.

O projeto prevê a renovação de trilhos, dormentes e recuperação da via, modernização de subestações de energia, melhoria de cobertas das estações, modernização do sistema de sonorização, além da aquisição de máquinas especiais para manutenção da via. 

“Somos uma empresa 100% dependente do investimento público. Desde 2019, que a gente entrou em estudos de possíveis privatizações e de concessão ao Estado, tivemos bloqueios de repasses de verbas. Mas, com a mudança de governo, conseguimos abrir janelas para garantir que o recurso venha, independente de estudos sobre privatização”, explica a superintendente Marcela Campos.

Neste ano, foram aprovados R$ 132 milhões na Lei Orçamentária Anual (LOA), sendo que 90% deste valor deve ser destinado para dar continuidade aos contratos que garantem o funcionamento do metrô.

Atualmente, 22 trens operam na Região Metropolitana, realizando cerca de 380 viagens por dia e transportando quase 200 mil pessoas através das linhas Centro e Sul. No entanto, segundo a superintendente da CBTU, o sistema deveria ter uma frota ainda maior e ser capaz de transportar, todos os dias, 400 mil passageiros.
 (Foto: Sandy James/DP)
Foto: Sandy James/DP

Apesar dos diversos problemas enfrentados na estrutura da ferrovia e dos veículos, o Metrô do Recife conta com um Centro de Controle Operacional (CCO) que é referência nacional. Em julho de 2023, uma comitiva da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) de São Paulo esteve no Recife para conhecer o CCO do transporte ferroviário da capital pernambucana.
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