Cadernos

DP+

Blogs

Serviços

Portais

Vida Urbana

Saiba como participar da ação do TJPE para negociar dívidas

O evento, que acontece até esta sexta-feira (14), das 8h às 14h, no hall monumental do Fórum Desembargador Rodolfo Aureliano, na Ilha Joana Bezerra, na área central do Recife

TJPE promove evento

Segundo ela, houve "presença massiva" de pessoas antes de o evento começar, o que simboliza que o Poder Judiciário vai além de despachos e sentenças, podendo servir de ponte para intermediar as relações entre os consumidores e seus credores. 

A gerente de Comunicação do Nupemec, Daniele Vieira, participou do evento junto aos alunos da Faculdade Universo e da Faculdade Católica Imaculada Conceição do Recife. 
 
Cada instituição de ensino levou grupos de estudantes para auxiliarem nas audiências de conciliação.
 
Os alunos da Faculdade Universo participam da ação sob a coordenação da professora Marcela Barbosa, que leciona a disciplina Práticas Jurídicas, Mediação, Conciliação e Arbitragem, e também atua como conciliadora na Câmara Privada de Conciliação e Mediação da instituição de ensino.
 
Já os estudantes da FICR estão sendo supervisionados pela professora Maíra Araújo Vilar Fernandes, que leciona a disciplina de Prática Jurídica Civil e também atua como mediadora da Câmara Privada de Conciliação e Mediação da FICR.

Como fazer
Para participar, basta comparecer ao Fórum Rodolfo Aureliano, na Ilha de Joana Bezerra, Recife-PE.

No caso de o número de pessoas extrapolar o número de fichas aos serviços ofertados no local, a equipe da Gerência de Tratamento dos Consumidores Superendividados do TJPE garantirá o atendimento, já designando uma nova data para uma audiência.

 
Para mais informações, os cidadãos e cidadãs podem entrar em contato com a Gerência de Tratamento dos Consumidores Superendividados através do telefone (81) 3192-0887/88/89  e do e-mail: proendividados@tjpe.jus.br.

Proendividados 
 
O Programa  faz parte da Gerência de Tratamento dos Consumidores Superendividados do TJPE, e pretende  reintegrar  as pessoas endividadas e superendividados à vida econômica e financeira, oferecendo orientações sobre os conceitos relativos ao consumo, e de como evitar uma nova situação de excesso de dívidas, por meio da reeducação financeira. 

O programa promove iniciativas que vão desde a avaliação das dívidas e da situação econômica do consumidor, passando por renegociações de débitos, até o atendimento que facilita o planejamento das dívidas através da mediação de um profissional capacitado.
 
Qualquer pessoa física que se encontre em situação de superendividamento (devedor, leigo e de boa-fé), maior de 18 anos, com qualquer renda familiar, e que não tenha capacidade econômica de quitar suas dívidas, independentemente do valor, pode participar do programa. 

Leia a notícia no Diario de Pernambuco